
15 anos do Campus Professor Possidônio Queiroz ou do alcançar da maturidade

* Direção do Campus Professor Possidônio Queiroz
O campus Professor Possidônio Queiroz foi criado pelo Decreto Estadual número 10.239 de 24 de janeiro de 2000. Quinze anos depois estamos nos perguntando: o que aconteceu à UESPI em Oeiras? A resposta pode não agradar a alguns, mas o fato é que a UESPI cresceu. Tal crescimento é visível a qualquer um que se digne a percorrer nossos corredores ou a conversar com nossos alunos. Depois de se consolidar pelo braço forte de homens e mulheres dedicados integralmente a formação dos jovens da cidade Oeiras, ao desenvolvimento do Vale do Canindé, ao fortalecimento do Estado do Piauí, o campus Professor Possidônio Queiroz faz jus ao nome que carrega: um homem sábio que lutou pela educação de seu povo. Ater-nos-emos aqui a algumas conquistas que comprovam este crescimento e que, decididamente, torna o campus de Oeiras um ambiente certo para a formação de jovens acadêmicos.
Conquistamos um espaço físico no coração de Oeiras. O prédio da antiga Escola Normal Presidente Castelo Branco tornou-se sede da Universidade Estadual do Piauí e tem abrigado o espírito acadêmico da região através da promoção de eventos, da reflexão aprofundada de questões relativas às áreas de conhecimento dos cursos que abrigamos. Este espaço jamais fora um depósito de alunos e hoje, mais do que nunca, apresenta um compromisso sério com a formação acadêmica pautada na excelência construída através do ensino, pesquisa e extensão.
Conquistamos um quadro de professores permanentes com titulação acadêmica superior. Não é o título que faz o professor, bem o sabemos, mas um corpo docente com experiência na lide universitária, com expertise na sua área de conhecimento pode oferecer ao estudante um acompanhamento exclusivo de apropriação de conceitos e categorias proporcionando a este estudante a possibilidade de alçar voos maiores na própria docência superior. O ensino adequado ao estudante de graduação, de caráter especificamente acadêmico é diuturnamente buscado nas salas de nosso campus.
Conquistamos grupos de pesquisa. Ainda no ano de 2012, os professores do campus Professor Possidônio Queiroz criaram e estabeleceram Grupos de Pesquisa acadêmica. Através deste ato de fé, demos um passo para o estabelecimento da reflexão contínua sobre questões teóricas e práticas da docência. Outra conquista que se alia a esta é a instalação dos Projetos de Iniciação a Docência – PIBID – que tem dado claras manifestações de desenvolvimento aos estudantes de nosso campus.
Conquistamos um calendário ativo de promoção de eventos acadêmicos. A vida universitária nunca se limitou à sala de aula. No campus Professor Possidônio Queiroz a contínua realização de eventos em todas as áreas do conhecimento ofertadas em nossa cidade é uma marca de efetivo desenvolvimento da academia compromissada com a transformação e acolhimento dos estudantes e cidadãos oeirenses em todas as esferas.
Conquistamos muito em quinze anos. Qual um jovem que sai da infância e passa à idade adulta, o campus Professor Possidônio Queiroz está apenas começando! Um mundo de oportunidades abre-se diante de nossos olhos. Um novo prédio será construído. Mais professores virão somar aos já existentes. A excelência no tripé fundamental da universidade será buscada e aperfeiçoada a cada instante. Nem tudo são flores, não negamos! Temos problemas, como toda IES pública no Brasil. Mas uma coisa nos distingue: nós estamos em Oeiras, berço renomado de pessoas fortes e batalhadoras. A batalha será árdua, como sempre, mas será lutada e será vencida. Com este espírito, a direção do campus Professor Possidônio Queiroz, faz um convite à sociedade oeirense: venha conversar conosco. Venha conhecer de fato a UESPI. Venha ver o que há além dos muros.
Com a certeza de quem se dedica exclusivamente a este campus, esta direção afirma categoricamente: este campus está pronto para crescer mais e crescer sempre.
* Direção do Campus Professor Possidônio Queiroz
Gestão “O Espírito não Morre”