Congos de Oeiras representam o Piauí no maior festival folclórico do Brasil, em Olímpia-SP
01/08/2024 - 10:45O retorno dos Congos de Oeiras ao festival é aguardado com grande expectativa.
Homenageando o brincante de Reisado, Clementino Batista Brandão, o 'Seu Quelé', a 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras levou folclore, tradição e encanto à Praça Maria de Cota, no Bairro Canela, na noite desta quinta-feira, 21.
O boi, os caretas, o jaraguá e outros lendários personagens do Reisado foram as estrelas da noite de encanto, dança e música, que teve, ainda, a participação dos Conguinhos, Grupo de Percussão e Tambor de Crioula dos Núcleos de Cultura das escolas municipais, além do Grupo de Capoeira Raízes do Brasil e da Roda de São Gonçalo dos idosos do Clube da Melhor Idade e da família do homenageado.
"Neste dia tão especial, celebramos a cultura popular, juntos com a família de Seu Quelé, com a apresentação de vários grupos, dos Núcleos de Cultura, dos bairros, a banda Valor de PI, num momento que festejamos o que há de mais caro para o povo de Oeiras, que é a sua identidade e a sua cultura. Viva os brincantes do Reisado do Bairro Canela, viva a cultura popular", exalta Júnior Vianna, secretário municipal de Cultura e Turismo.
O cantor Vagner Ribeiro e a banda Valor de PI encerraram a festa da cultura popular, com músicas regionais, apresentação do bumba meu boi, lendas e muita animação. A iniciativa é da Prefeitura de Oeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Conselho Municipal de Cultura, viabilizada com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
"É mais uma ação que acontece graças à efetivação do Fundo Municipal de Cultura, iniciativa da nossa gestão que fortalece as atividades culturais no município de Oeiras. Com isso, revitalizamos e mantemos viva a nossa cultura", destaca o prefeito José Raimundo.
Mostra envolveu estudantes de escolas municipais e estaduais
Os personagens do Reisado também estiveram presentes na contação de histórias e rodas de conversa que integraram a programação da 2ª Mostra de Cultura Popular de Oeiras. O momento mobilizou estudantes de escolas municipais e estaduais, reunidos na Praça da Juventude e na Escola Municipal Juarez Tapety.
A contação de história "O boi de Catirina e Pai Francisco" foi conduzida pela professora Katiana Lopes e as rodas de conversa “Nos Caminhos do Bumba Meu Boi: A história do Reisado em Oeiras”, foram mediadas pela historiadora Socorro Barros, com participação do secretário municipal de Cultura e Turismo, Júnior Vianna, e do representante do Reisado do Canela, Wesley Boy.
"É um momento ímpar e muito importante não somente para o grupo de Reisado do Bairro Canela, mas também para toda a nossa comunidade. Aqui podemos homenagear a família do Seu Quelé, num momento importante para a cultura popular de Oeiras", afirma Wesley Boy.