Tecnologia
ALERTA: Tentativas de golpes pelo whatsapp tem crescido no últimos dias em Oeiras
Professoras, vereador e outras pessoas foram vÃtimas de tentativas de golpes nos últimos dias.
Por: Da Redação em 10/08/2022 - 17:41
 Tentativas de golpes pelo whatsapp estão sendo cada vez mais frequentes e nos últimos dias várias pessoas em Oeiras têm tornado público, com o objetivo de alertar outras pessoas para a ação dos estelionatários.
Â
Entre as estratégias utilizadas pelos estelionatários, uma que tem ocorrido com frequência é a que o golpista se passa por um filho irmão, parente ou amigo próximo, usando fotos que conseguem nas redes sociais para usar no perfil do whatsapp, e afirma que passa por dificuldades e precisa de uma ajuda financeira.
Â
Outra estratégia que os estelionatários usam, é dizer que têm que efetuar um pagamento e está com um problema no aplicativo do banco. Para isso, fornecem o número de uma conta em que o depósito deve ser feito.
Â
No primeiro caso, as vÃtimas, em muitos casos, geralmente idosos, caem na lábia dos farsantes e perdem consideráveis quantias em dinheiro. Mas não são apenas idosos.
Â
Nesta quarta-feira, 10, o vereador Cleyton Andrade, postou em suas redes sociais a tentativa de um golpista que tentou se passar por ele, mandando mensagem para seu irmão. Mas dessa vez o estelionatário se deu mal, e recebeu uma invertida do irmão do vereador.
Â
Também esta semana, em Oeiras outro golpista tentou se passar por uma amiga de uma professora. Ao fazer questionamentos, foi bloqueada pela golpista e passou a mandar pra outras professoras que fazem parte do mesmo grupo de amigas.Â
Â
Usando a foto de outra professora, mandou mensagens para a mãe dela pedindo a quantia de R$ 1.278,00. Alertada, ela bloqueou o número.Â
Â
Os crimes de estelionato pelo WhatsApp tem aumentado e há formas de evita-los.
Â
 –Sempre checar a fonte, ligando para a pessoa (filho/a, etc) antes de tomar a decisão financeira;
Â
-Nunca acreditar piamente na mensagem que recebe;
Â
-Em caso de clonagem de algum dos seus contatos, a fraude pode ser reconhecida, já que o número de celular não estará na sua agenda;Â
Â
-Os golpistas também pedem para adicionar um novo número. Ligue para saber se é verdade. O não atendimento, é um sinal de golpe;Â
Â
-Em caso de pedir dinheiro, confirme se de fato é a pessoa que você conhece por trás das mensagens, realize de preferência uma chamada de vÃdeo;
Â
-Oculte sua foto para que apenas seus contatos vejam, isso dificulta que seu perfil do WhatsApp seja clonado;
Â
-Esteja atento ao WhatsApp Web, desconecte sessões realizadas em máquinas que não sejam suas.
Â
-O aconselhável é que ao perceber que está diante de um golpe, não seja mais feita nenhuma interação com o golpista, não responda as mensagens, realize a denúncia e bloqueie o número.
Â
Não e só este tipo de golpe que o usuário deve ficar atento. Para evitá-los, Erenito Júnior, da
JN Telecom e especialista em segurança digital chama a atenção para a verificação em duas etapas. "Diversos aplicativos oferecem essa opção e a ativação desse mecanismo é muito simples. É um dos modos encontrados para tornar as contas mais seguras. Esse sistema é um mecanismo extra de defesa. O seu objetivo é ter mais uma etapa de verificação, para bloquear invasões de pessoas má intencionadas à s contas dos usuários".Â
Â
O técnico em TI da
JN TELECOM explica como ativar a verificação em duas etapas.Â
Â
Para ativar o processo no WhatsApp
Â
 Vá em Configurações, escolha Conta e depois a opção Confirmação em duas etapas. Agora basta clicar em Ativar e escolher uma senha.
Â
Verificação em duas etapas Instagram
Â
Na sua conta, vá em Configurações e depois em Segurança. Clique em autenticação de dois fatores e, depois disso, escolha a melhor opção para você.
Â
Verificação em duas etapas Google
Â
No aplicativo do Google ou do Gmail, acesse seu perfil e clique em Gerenciar sua Conta do Google. Na aba Segurança, escolha Verificação em Duas Etapas. A partir daà basta seguir as instruções do aplicativo.
Â
"A verificação em duas etapas aumenta a segurança, porque é feita com um código único criado no momento do acesso e enviado para um canal especÃfico. Uma vez que é utilizado, esse código de segurança não vale mais. Normalmente, ele também tem um prazo de alguns segundos para ser inserido no acesso. Quando o prazo é expirado, é preciso solicitar um novo código de verificação", esclarece Erenito Júnior.
Â
Todas as medidas citadas acima são muito importantes para manter a segurança dos seus dados na internet. E a verificação em duas etapas pode contribuir muito com essa proteção. "Apesar de ser um passo a mais na hora de acessar os aplicativos, esse processo pode impedir os criminosos de entrarem em suas contas de WhatsApp e Redes Sociais ou acessarem seu e-mail e contas bancárias", finaliza Erenito Júnior.
Â