
Aluna de Oeiras conquista etapas municipal e estadual do Prêmio MPT na Escola 2025
10/09/2025 - 19:50Paola Gabrielli venceu na categoria conto com o texto “Os Dedos de João”, em iniciativa que combate o trabalho infantil
Depois de ser selecionado para participar de um encontro de Física promovido pelo ITA em São Paulo, William Koiti Uemura Morello, aluno de Física do IFPI e professor da Escola Estadual Farmacêutico João Carvalho, foi selecionado para participar do IONS-ELO 2019, e teve uma pesquisa selecionada para ser apresentada durante o evento.
A IONS-ELO (Escola Latino Americana de Óptica) foi criada em 2017 durante a conferência de liderança da OSA (Sociedade Americana de Óptica). A proposta é que o evento seja realizado anualmente em uma cidade diferente da América Latina, e a primeira edição do evento acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho, na UNICAMP, em Campinas – São Paulo.
O evento contará com apresentações de pesquisas na forma oral e banner. A pesquisa de William Koiti Uemura Morello foi uma das selecionadas para ser apresentada durante o evento, que abordará temas como Fenômenos Ultrarrápidos; Comunicações Ópticas; Ondas Eletromagnéticas de Superfícies; Óptica Biomédica, além de atividades como Workshop sobre desenvolvimento profissional; Visita ao Sirius, o acelerador de partículas brasileiro; Atividades de Networking; Atividades Turísticas; Atividades de divulgação científica; Cursos práticos em laboratórios do Instituto de Física da UNICAMP.
Durante o evento, acontecerão palestras com grandes nomes da Física do Brasil e dos Estados Unidos como Steven Cundiff, da University of Michigan, USA; Akhlesh Lakhtakia, da Penn State University, USA; Samuel Serna, MIT, USA; Hugo Fragnito, Mackenzie University, Brazil; Ivan Aldaya, UNESP, Brazil; Rickson Mesquita, UNICAMP, Brazil; Lázaro Padilha, UNICAMP, Brazil.
"Agradeço a todos que se mobilizaram para que eu possa participar do XIII EFITA, no ITA, entre os dias 1 e 5 de julho e para a IONS-ELO 2019, na UNICAMP dos dias 22 a 26 de julho. Foi uma corrente maravilhosa, pude contar com a ajuda dos professores do IFPI- Oeiras, do IFPI (instituição), professores da rede municipal e da rede estadual de Oeiras, médicos da cidade, o prefeito Zé Raimundo e o Mural da Vila", agradece William Morello.
VEJA MATÉRIA RELACIONADA:
Aluno do IFPI de Oeiras apresentará trabalhos no Encontro de Física do ITA em São Paulo
DA REDAÇÃO MURAL DAVILA