Campeonato de Xadrez Escolar desenvolve habilidades dos alunos da Educação Municipal de Oeiras
17/09/2024 - 16:05Cerca de 130 alunos e alunas das escolas municipais urbanas e rurais e mais de 30 professores participaram da competição.
Depois de ser selecionado para participar de um encontro de Física promovido pelo ITA em São Paulo, William Koiti Uemura Morello, aluno de Física do IFPI e professor da Escola Estadual Farmacêutico João Carvalho, foi selecionado para participar do IONS-ELO 2019, e teve uma pesquisa selecionada para ser apresentada durante o evento.
A IONS-ELO (Escola Latino Americana de Óptica) foi criada em 2017 durante a conferência de liderança da OSA (Sociedade Americana de Óptica). A proposta é que o evento seja realizado anualmente em uma cidade diferente da América Latina, e a primeira edição do evento acontecerá entre os dias 22 e 26 de julho, na UNICAMP, em Campinas – São Paulo.
O evento contará com apresentações de pesquisas na forma oral e banner. A pesquisa de William Koiti Uemura Morello foi uma das selecionadas para ser apresentada durante o evento, que abordará temas como Fenômenos Ultrarrápidos; Comunicações Ópticas; Ondas Eletromagnéticas de Superfícies; Óptica Biomédica, além de atividades como Workshop sobre desenvolvimento profissional; Visita ao Sirius, o acelerador de partículas brasileiro; Atividades de Networking; Atividades Turísticas; Atividades de divulgação científica; Cursos práticos em laboratórios do Instituto de Física da UNICAMP.
Durante o evento, acontecerão palestras com grandes nomes da Física do Brasil e dos Estados Unidos como Steven Cundiff, da University of Michigan, USA; Akhlesh Lakhtakia, da Penn State University, USA; Samuel Serna, MIT, USA; Hugo Fragnito, Mackenzie University, Brazil; Ivan Aldaya, UNESP, Brazil; Rickson Mesquita, UNICAMP, Brazil; Lázaro Padilha, UNICAMP, Brazil.
"Agradeço a todos que se mobilizaram para que eu possa participar do XIII EFITA, no ITA, entre os dias 1 e 5 de julho e para a IONS-ELO 2019, na UNICAMP dos dias 22 a 26 de julho. Foi uma corrente maravilhosa, pude contar com a ajuda dos professores do IFPI- Oeiras, do IFPI (instituição), professores da rede municipal e da rede estadual de Oeiras, médicos da cidade, o prefeito Zé Raimundo e o Mural da Vila", agradece William Morello.
VEJA MATÉRIA RELACIONADA:
Aluno do IFPI de Oeiras apresentará trabalhos no Encontro de Física do ITA em São Paulo
DA REDAÇÃO MURAL DAVILA