Aulão Final de Redação para o Enem será realizado dia 1º de novembro em Oeiras
28/10/2025 - 09:38A atividade faz parte das ações da Escola do Legislativo de Oeiras, que busca apoiar os jovens da cidade no ingresso ao ensino superior.









As Escolas Família Agrícola (EFADES) da Fundação Dom Edilberto utilizam o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) como uma ferramenta pedagógica fundamental. Esse projeto consiste em uma estratégia na qual os estudantes têm a oportunidade de concretizar as pesquisas realizadas ao longo dos três anos de formação integrada ao ensino médio. Essa abordagem proporciona um maior conhecimento sobre a realidade socioeconômica, cultural, ambiental, política e técnica dos estudantes, contribuindo para a formação integral.
Para concluir o curso Técnico em Agropecuária, cada estudante desenvolve o seu próprio "Projeto Profissional", visando avançar nos investimentos do seu futuro como empreendedor. Nesse contexto, foi realizada nesta terça-feira (12) a 18ª Banca de Apresentação dos Projetos Profissionais da EFADE IV, localizada na comunidade de Caldeirões, em Oeiras. A banca examinadora, composta por profissionais da área da agropecuária, avaliou 25 PPJs apresentados durante o evento, que ocorreu no salão de encontros do ECC, localizado no bairro Oeiras Nova.
Durante uma entrevista ao repórter Claudevândio Macêdo, a estudante Samira Santos, de 18 anos, destacou que ao ingressar na EFADE IV, situada na comunidade de Caldeirões, encontrou maior motivação para desenvolver suas atividades no campo, junto à sua família. Samira, que reside na localidade Formosa II, zona rural de Oeiras, apresentou um PPJ sobre "Avicultura", cuja ideia surgiu da convivência prática com a criação de aves em sua comunidade.
"A minha mãe sempre criou aves em nossa comunidade, sempre teve a atividade de avicultura. Então, achei uma prática muito boa de se trabalhar, pelo fato de termos uma história", compartilhou Samira Santos.
O padre João de Deus, superintendente da Fundação Dom Edilberto, ressaltou a importância desse momento na formação dos estudantes, destacando que é um momento crucial para a consciência profissional dos jovens. Segundo ele, os estudantes saem desse processo como profissionais conscientes, sabendo o que querem e como alcançar seus objetivos, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.
Além da EFADE IV, alunos de outras duas escolas agrícolas da FUNDED passaram pelo mesmo processo de apresentação do PPJ: Escola Família Agrícola na localidade Paquetá, em São João da Varjota, e Escola Família Agrícola em Santo Inácio do Piauí.