
SEMED realiza Encontro de Gestores Escolares de Oeiras e discute formação para um ano letivo de sucesso
06/02/2025 - 14:33Objetivo do evento é aprimorar a gestão escolar e fortalecer a qualidade da educação no municÃpio.
 As Escolas FamÃlia AgrÃcola (EFADES) da Fundação Dom Edilberto utilizam o Projeto Profissional do Jovem (PPJ) como uma ferramenta pedagógica fundamental. Esse projeto consiste em uma estratégia na qual os estudantes têm a oportunidade de concretizar as pesquisas realizadas ao longo dos três anos de formação integrada ao ensino médio. Essa abordagem proporciona um maior conhecimento sobre a realidade socioeconômica, cultural, ambiental, polÃtica e técnica dos estudantes, contribuindo para a formação integral.
Para concluir o curso Técnico em Agropecuária, cada estudante desenvolve o seu próprio "Projeto Profissional", visando avançar nos investimentos do seu futuro como empreendedor. Nesse contexto, foi realizada nesta terça-feira (12) a 18ª Banca de Apresentação dos Projetos Profissionais da EFADE IV, localizada na comunidade de Caldeirões, em Oeiras. A banca examinadora, composta por profissionais da área da agropecuária, avaliou 25 PPJs apresentados durante o evento, que ocorreu no salão de encontros do ECC, localizado no bairro Oeiras Nova.
Durante uma entrevista ao repórter Claudevândio Macêdo, a estudante Samira Santos, de 18 anos, destacou que ao ingressar na EFADE IV, situada na comunidade de Caldeirões, encontrou maior motivação para desenvolver suas atividades no campo, junto à sua famÃlia. Samira, que reside na localidade Formosa II, zona rural de Oeiras, apresentou um PPJ sobre "Avicultura", cuja ideia surgiu da convivência prática com a criação de aves em sua comunidade.
"A minha mãe sempre criou aves em nossa comunidade, sempre teve a atividade de avicultura. Então, achei uma prática muito boa de se trabalhar, pelo fato de termos uma história", compartilhou Samira Santos.
O padre João de Deus, superintendente da Fundação Dom Edilberto, ressaltou a importância desse momento na formação dos estudantes, destacando que é um momento crucial para a consciência profissional dos jovens. Segundo ele, os estudantes saem desse processo como profissionais conscientes, sabendo o que querem e como alcançar seus objetivos, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades.
Além da EFADE IV, alunos de outras duas escolas agrÃcolas da FUNDED passaram pelo mesmo processo de apresentação do PPJ: Escola FamÃlia AgrÃcola na localidade Paquetá, em São João da Varjota, e Escola FamÃlia AgrÃcola em Santo Inácio do PiauÃ.