Prefeitura de Oeiras emite Nota Oficial ampliada sobre progressão por titulação e garante trâmite transparente e legal
31/10/2025 - 18:02O município detalha que os processos seguem ordem cronológica, dependem de análise jurídica rigorosa
  
Os alunos do 4º bloco de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Prof. Possidônio Queiroz, em Oeiras, realizaram uma ação solidária para atender crianças carentes de um dos bairros da cidade, a Comunidade Vila Cajueiro, em que foram trabalhados os temas cidadania e  resgate da autoestima através de atividades relacionadas à História Social da Criança e do Adolescente.
O projeto elaborado pela professora especialista Zenaide Barbosa articulou o encontro entre academia e comunidade e buscou demonstrar que a constituição de capital social e humano pode gerar o desenvolvimento social e a emancipação em comunidades  com histórico de pobreza. “Acreditamos que esta ação se destina basicamente a reconhecer essas crianças tão carentes, criando oportunidades para a valorização da sua identidade, cidadania e autoestima”, pontua Zenaide Barbosa.

A ação contempla ainda  orientações sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), destacando  artigos e incisos referentes ao bem estar das crianças.”O projeto surgiu da necessidade de uma ação concreta do profissional pedagogo na sociedade em que está inserido disseminando a pedagogia social em espaços extraescolares”, pontua a professora.

Os acadêmicos realizaram atividades lúdicas com as crianças, dramatizações de peças infantis e entrega de  brinquedos, além de cestas básicas para os pais ali presentes. “Foi um projeto muito importante para nós alunos pois envolveu várias disciplinas de Pedagogia e nos auxiliou em relação à prática dos Direitos da Criança e Adolescentes”, conclui Anatália de Sousa Silva, acadêmica do Curso de Pedagogia.
