
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Cores, movimento e muita tradição durante as apresentações de ontem nas festividades pelo Dia de Santo Reis. Os grupos se apresentaram para o público que compareceu no Shopping da Cidade. Considerada uma das maiores festividades que acontecem no Nordeste, as apresentações conseguiram atrair a atenção de centenas de pessoas.
Os grupos de Reisado *Boi Estrela*, *Mãe Feliciana*, Reisado do Piauí *Mestre Severo* e da Escola de Dança do Teatro do Boi *Nação Tremembé* levaram o espetáculo do Reisado ao centro de compras, no centro de Teresina e quem estava por lá acabou por interromper o que estava fazendo para apreciar as apresentações.
*Vejo com muito orgulho a festividade do reisado aqui na capital. Esta é uma das poucas vezes que não acompanho o reisado no interior do Estado, pois é uma das festas que mais gosto, já que é uma manifestação não só de alegria, mas também de fé*, disse a aposentada Joana Medina, 68 anos, que aproveitava a manhã para comprar algumas coisas no shopping. Surpreendida pelas apresentações, ela acabou por não resistir e parou para ver as apresentações.
Para Rebeca Maria Lima, de apenas 7 anos, assistir as apresentações foi muito importante, já que ela não conhecia a manifestação. *Ainda não tinha assistido nada igual. Já ouvi falar na escola do reisado, mas é a primeira vez que vejo um grupo*, disse.
A festa, também conhecida como Reisado, Terno de Reis ou Folia de Reis, é uma das mais expressivas tradições profano-religiosas do Piauí. A festa de Santos Reis surgiu como uma forma de divertir e relembrar a população da peregrinação dos Reis Magos na noite de Natal. A festa, que ainda faz parte do festejo natalino, teve origem em Portugal e está presente em boa parte dos estados brasileiros.
Mesmo sendo uma festividade realizada em quase todo o Brasil e surgida em Portugal, o Reisado acaba aderindo a uma roupagem bem regional por agregar elementos da cultura de cada lugar. No Piauí, acompanhando as vozes dos cantadores, encontramos sanfona, rabeca, viola e uma sortida batucada dando o ritmo do baião dos caretas e das danças para apresentação de cada personagem do reisado. Os personagens são figuras fantásticas como o Jaraguá, Ema, Piaba, Cobra, Pião, Casal de Velhos e Boi de Reisado que se apresentam em sequência.
Fonte: Diário do Povo