
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Vem aí o Arraiá das Cumade! Diferente de outros eventos do mesmo gênero, o objetivo maior do Arraiá das Cumade é a diversão e o resgate da verdadeira quadrilha: matuta, brejeira, bem tradicional, sem muitos efeitos. Damas e cavalheiros em sintonia com o desprendimento e a simplicidade da festa caipira.
Comidas típicas deliciosas, muita 'muagem', danças e cantigas do 'tempo do bumba' aumentam o bafurête no terreiro da casa de Seu Quincas – Rua Comadre Ana, 1014.
“ O Arriá das Cumade é o ajuntamento de um horror de caba sem-vergonha querendo conquistar um bucado de donzela formosa. Tudo vestido a caráter, naquela dita roupa de domingo cheia de remendo. Os caba de butina e charisma no cangote, as cunhã de talco na cara e vestido de chita com broderie. Aí já viu, né? Quando se forma os par da quadrilha as munganga começa: é a noiva prenha botando dificulidade pra casar com um caba véi lascado e o pai dela na maior valentia do mundo querendo capar o infiliz. É arrumação desse povo...”, explica Comadre Ana, dona da rua e uma das organizadoras da festa.
“E pra aumentar o furdunço tem umas danças desmanteladas que quais mata o povo de rir. É arribé de todo lado”, completa Comadre Ana.
Se você dá valor a uma quadrilha do pisado bem humorado e matuto de verdade, então não vai conseguir perder o 3º Arraiá da Cumade, na próxima sexta-feira às 19h30 min.