
Oeiras recebe milho da CONAB para auxiliar criadores afetados pela estiagem
06/05/2025 - 19:17A administração municipal assegura que o atendimento será realizado de forma imparcial, beneficiando todos os produtores.
A exposição do artista plástico Francisco de Assis Costa Andrade, nordestino e piauiense natural de Simplício Mendes, surpreendeu ao público oeirense que foi ao Solar das 12 Janelas prestigiar a arte deste grande artista.
A exposição tem como objetivo principal mostrar a arte cusquenha na imagem dos santos e anjos, retratando a fé católica no século XX. São obras de arte feitas com muito amor e de um valor inestimável para quem aprecia a arte e é amante da cultura.
Costa Andrade esteve em sua terra natal, Simplício Mendes, acompanhado do assessor especial de Artes do governo de Tocantins, Joel de Assis, que foi conhecer a imagem do Coração de Jesus em um dos morros que fica na entrada da cidade. O artista é um grande amante da cultura de sua terra natal e do Piauí e tem um profundo amor por Oeiras.
O artista ficou encantado com o apoio do povo de Oeiras, a receptividade a sua arte e o amor incondicional de sua tia, a poetisa e escritora Teresa Mendes de Carvalho Gonçalves, que contribuiu para a realização da exposição e esteve acompanhada da sua irmã Otília Mendes Gonçalves, que veio de Teresina especialmente para esta ocasião. Estiveram o irmãos do expositor, Carlos Alberto; o secretário de cultura de Simplício Mendes, Reginaldo Mendes; o coordenador de cultura Neiel Moura Fé e a professora de dança Yasnaia Félix.
Oeirenses de bom gosto compraram alguns quadros, que ficaram expostos no Solar da 12 Janelas. A exposição fica em Oeiras até o dia 10 de maio, e em seguida segue para uma galeria em Paris, num formato maior.
A noite teve a musicalidade do grupo Os Beletristas e contou com a presença de diversos oeirense, dentre os quais, o secretário de cultura, Stefano Ferreira, que representou o prefeito Lukano Sá; o promotor de Justiça, Caros Rubem e a diretora do Museu de Arte Sacra, Socorro Barros.
Por Jônatas Valentim