Geral
Atividades marcaram dia mundial de combate à aids
Por: em 01/12/2009 - 01:05
A Secretaria Municipal de Saúde através da coordenação de DST/ AIDS que tem à frente o enfermeiro Reinaldo Ferreira, realizou nesta terça feira uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids.
As atividades começaram pela manhã, à s 9h, com uma caminhada pelo centro da cidade onde foram distribuÃdos panfletos informativos e também preservativos.
À noite, no Clube B. Maroca aconteceram palestras, onde o médico infectologista Dr. José Alberto Torres falou sobre a prevenção da doença e o Dr. Reinaldo Ferreira apresentou um histórico e dados atualizados do avanço da aids no PiauÃ. A noite ainda teve a participação de uma pessoa de Oeiras que convive com o vÃrus da aids, que deu seu depoimento sobre como é viver conviver com a doença.
Os casos de aids em Oeiras têm avançado em todas as classes sociais. Em 2008 foram confirmados 47 casos da doença em Oeiras, o que a deixou em 4º lugar entre as cidades com maiores números de pessoas contaminadas, ficando atrás apenas de Teresina, ParnaÃba e Campo Maior.
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.
O preconceito e a discriminação contra as pessoas vivendo com HIV/Aids são as maiores barreiras no combate à epidemia, ao adequado apoio, à assistência e ao tratamento da Aids e ao seu diagnóstico. Os estigmas são desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminação, o Ministério da Saúde espera aliviar o impacto da Aids no PaÃs. O principal objetivo é prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminação associados à Aids.