
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Bastante conhecida pelas peças humorísticas que estrelou, a atriz Bid Lima, que na última sexta-feira (21) assumiu a presidência da Fundação Cultural do Piauí(Fundac), conversou com a reportagem do Mural da Vila. O bate-papo aconteceu durante as solenidades do 24 de Janeiro em Oeiras.A atriz falou sobre desafios na gestão da pasta da Cultura estadual e lamentou o fato do Cine Tetro Oeiras estar fechado há mais de um ano.
Bid Lima lembrou uma apresentação ‘marcante’ no Cine Teatro Oeiras, em 1998.Foi no palco do teatro oeirense, que a atual presidente da Fundac ganhou o primeiro prêmio de sua carreira de atriz.Ela disse que o palco do Cine Teatro Oeiras faz parte de sua memória afetiva. “Estive aqui em 1998 numa mostra de teatro organizada pela FETAPI, a Federação de Teatro Amador do Piauí, e foi o momento único para mim. Aqui no palco do Cine Teatro, conquistei meu primeiro prêmio de atriz”, lembra.
“Como atriz é muito doloroso chegar aqui e descobrir que o teatro está este tempo inteiro de portas fechadas. Logo o teatro, que é a vida de qualquer artista”, lamentou a atriz Bid Lima.
A nova presidente da Fundac acredita que a situação seja definida através do entendimento entre artistas e autoridades políticas oeirenses. “Não sei ainda exatamente o que aconteceu, mas peço encarecidamente às autoridades responsáveis que vejam a situação dos artistas e que procurem conversar com a comunidade para ver a possibilidade de reabrir o teatro”, apela.
Desafios na Fundac e Festival de Cultura de Oeiras
Com menos de uma semana à frente da Fundac, Bid Lima se mostrou cautelosa quanto a ações de governo, mas afirmou que se espelha no ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil para conseguir realizar bem o trabalho de gestora pública e de atriz. “Gil é uma referência. Ele conseguiu ser ministro e seguir como artista", ponderou.
A nova presidente da Fundac não entrou em detalhes sobre novos projetos.Disse que dará andamento ao que já está sendo feito e resolverá pendências administrativas .“Nossa prioridade é resolver pendências e executar calendário cultural do Estado”, disse.
Questionada a respeito da realização do Festival de Cultura de Oeiras, que não foi realizado em 2010, a nova presidente da Fundac garante: “Está dentro dos nossos planos realizar o Festival de Cultura de Oeiras no segundo semestre deste ano”
Bid Lima
Marlenides Lima da Silva, a Bid Lima, é atriz e produtora cultural, formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí e uma das organizadoras do Festival Cultural da Rabeca (realizado desde 2008 no município de Bom Jesus e que em 2010 passou a ser itinerante). A nomeação de Bid na Fundac contou com o apoio do Sindicato dos Artistas do Piauí e grupos culturais de todo o Estado.
Por Jadson Osório