
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
RIO - Em um clássico equilibrado, com duas expulsões e poucas emoções, Botafogo e Flamengo empataram em 1 a 1 neste sábado, no Engenhão. Lucio Flavio e Ló Léo Moura marcaram os gols, e o resultado manteve uma escrita de 10 anos sem vitórias alvinegras sobre o rival em jogos de Campeonato Brasileiro.
Com o empate o Botafogo marcou passo e manteve-se na sexta posição, com 42 pontos. O Flamengo é o 15º, com 30.
O clássico começou quase em câmera lenta. Ninguém parecia querer se arriscar e as jogadas eram disputadas quase que apenas no meio do campo. Aos poucos o Flamengo passou a ser mais agudo, comandado principalmente por Kleberson, responsável pelas melhores jogadas de ataque.
Quem marcou, porém, foi o Botafogo. Aos 36 minutos, Lucio Flavio cobrou falta frontal com precisão. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar no ângulo esquerdo, sem chance alguma para Marcelo Lomba. Golaço e 1 a 0 para o Botafogo no placar.
Loco Abreu e Alessandro tiveram boas chances para ampliar no segundo tempo. O Flamengo tinha a posse de bola e o domínio territorial, mas não conseguia criar chances. O gol de empate foi sair de uma falha individual alvinegra. Aos 30 minutos, Alessandro foi sair jogando e chutou em cima de Ronaldo Angelim, já perto da linha de fundo. O zagueiro rubro-negro roubou a bola, entrou na área e foi derrubado pelo lateral. Pênalti e cartão vermelho para Alessandro, que já tinha o amarelo.
Petkovic cobrou no canto esquerdo e Jefferson saltou muito bem para fazer a defesa. Léo Moura, porém, pegou o rebote e bateu forte para empatar o clássico. A alegria rubro-negra levou uma ducha de água fria no minuto seguinte. Renato Abreu, que também já tinha amarelo, deu um carrinho muito forte em Tulio Souza e foi para a rua mais cedo, deixando os times com 10 jogadores.
Mesmo com mais espaço, a partida não ficou aberta e seguiu equilibrada. Na melhor chance, Loco Abreu chutou colocado da entrada da área e Marcelo Lomba fez bela defesa, garantindo o 1 a 1.
BOTAFOGO 1 x 1 FLAMENGO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ)
Renda/público: R$ 329.330,00/ 16.367 presentes, 13.182 pagantes
Cartões amarelos: Alessandro, Fabio Ferreira, Marcelo Cordeiro (BOT); Jean, Renato, Willians, Diogo (FLA) Cartões vermelhos: Alessandro (29'/ 2ºT) (BOT); Renato (32'/2ºT) (FLA)
GOLS: Lucio Flavio, 35'/1ºT (1-0); Leo Moura, 30'/ 2ºT (1-1)
BOTAFOGO: Jefferson; Danny Morais, Leandro Guerreiro e Fábio Ferreira (Márcio Rosário, 16'/2ºT); Alessandro, Túlio Souza, Somália, Lúcio Flávio e Marcelo Cordeiro; Jobson e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leo Moura, Jean, David e Rodrigo Alvim; Maldonado, Willians, Kleberson (Petkovic, aos 22'/2ºT) e Renato; Diogo (Diego Maurício, 29'/2ºT) e Deivid. Técnico: Silas.