
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
O Botafogo conseguiu neste sábado acabar com a incômoda sequência de empates no Campeonato Brasileiro. Após oito igualdades seguidas, o alvinegro derrotou o Vitória por 1 a 0, no Engenhão, e subiu para a quinta colocação, com 48 pontos. O gol da partida foi marcado pelo lateral Marcelo Cordeiro, de falta.
Para terminar a 31ª rodada no grupo de classificação para a Libertadores, o alvinegro carioca terá de torcer neste domingo por tropeços de Atlético-PR (46 pontos, recebe o Fluminense) e Grêmio (46 pontos, enfrenta o Inter no Olímpico). Com 34 pontos, o Vitória está em 16º lugar e entrará na zona de rebaixamento se o Atlético-MG (31 pontos) vencer o Cruzeiro em Uberlândia no complemento da rodada.
- A gente tirou um peso muito grande das nossas costas. É jogando quietinho, com muita humildade, que a gente vai conseguir nosso objetivo, que é a Libertadores - declarou o volante Leandro Guerreiro.
Botafogo leva sustos no primeiro tempo
Mesmo com o campo prejudicado pela chuva, as duas equipes fizeram um primeiro tempo movimentado. O Vitória assustava mais no começo. Aos oito minutos, Ramon cobrou falta com efeito, Jefferson bateu roupa mas Wallace, sozinho na área, mandou para fora. Logo depois, o veterano camisa 10 recebeu de Júnior mas chutou por cima. O rubro-negro baiano, dirigido por Antônio Lopes, continuava levando perigo: aos 17, Jefferson espalmou chute cruzado de Júnior, Adaílton pegou o rebote mas foi travado por Márcio Rosário.
O Botafogo tentava ir ao ataque mas, sem organização, não conseguia fazer a bola chegar a Jobson e Loco Abreu. A solução para tirar o time do sufoco veio de um lance de bola parada. Aos 44, Somália sofreu falta na entrada da área, e Marcelo Cordeiro cobrou com perfeição, no ângulo direito de Viáfara: 1 a 0.
O Vitória tentou pressionar no segundo tempo, mas o Botafogo conseguiu equilibrar a partida. Aos 22, Somália recebeu na área mas escorregou na hora do chute, facilitando a defesa de Viáfara. Logo depois, Jobson foi lançado sozinho mas ignorou os pedidos de Loco Abreu, livre no meio da área, e preferiu o chute cruzado, rente à trave do Vitória. O time baiano já não conseguia atacar com perigo e, com bom toque de bola no ataque, o Botafogo segurou o resultado e encerrou a série de empates.
BOTAFOGO 1 X 0 VITÓRIA
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 23/10/2010 - 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Javel Silveira (RS)
Cartões amarelos: Somália (BOT); Bida, Neto, Adailton, Junior, Bida (VIT)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Marcelo Cordeiro, 44'/1ºT (1-0)
BOTAFOGO: Jefferson, Leandro Guerreiro, Danny Morais e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Somália, Lucio Flavio (Renato Cajá - 29'/2ºT) e Marcelo Cordeiro (Edno - 7'/2ºT); Jobson (Fahel - 34'/2ºT) e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.
VITÓRIA: Viáfara, Nino Paraíba, Wallace, Anderson Martins e Rafael Cruz; Bida, Neto (Vanderson - Intervalo), Jonas e Ramon (Henrique - 15'/2ºT); Adailton e Júnior (Elkeson - 30'/2ºT). Técnico: Antônio Lopes.