
Muaythai cresce em Oeiras e Academia ELITE Fight Club realiza seminário com multicampeão Francisco Mairon em janeiro
19/09/2025 - 18:37Modalidade atrai crianças, mulheres e adultos e terá encontro aberto a todas as equipes da região
O talento e a dedicação dos atletas piauienses voltaram a ecoar no cenário esportivo internacional. Representando a seleção brasileira de Canoagem no torneio Olympic Hopes, realizado na República Tcheca, João Pedro Alves da Silva e Maria do Livramento Cunha, conhecida como “Bibi”, garantiram destaque, trazendo para o Brasil e para o Piauí cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze.
Ambos os atletas integram a escola Ipiranga de Canoagem, localizada no município de José de Freitas (PI), projeto esportivo que conta com o apoio da Secretaria dos Esportes (Secepi), por meio dos programas Bolsa Atleta e Piauí no Pódio.
Maria Cunha, de apenas 17 anos, mostrou força e consistência nas águas da Olympic Hopes e foi ao pódio três vezes. Sendo dois bronzes no C1 200 e no C1 500 metros e prata no C4 500. A jovem, que já vinha sendo apontada como promessa da canoagem brasileira, consolidou-se como uma realidade no esporte, mostrando técnica e potência.
João Alves foi responsável por um dos momentos mais emocionantes da competição, a conquista do ouro no C2 1000 metros, ao lado de seu parceiro Lucas Espírito Santo. A dupla completou o percurso em 3:52.519, garantindo o topo do pódio para o Brasil .
Além do ouro, João Alves também conquistou a prata no C2 500 metros, o 4º lugar no C1 500 metros U16 e teve participação decisiva na disputa do C4 500 metros, na qual a equipe brasileira terminou em 4º lugar.
Para a secretária dos Esportes, Josiene Campelo, o feito dos atletas é motivo de comemoração para todo o Piauí. “Orgulho que transborda em José de Freitas. Nossos atletas brilharam mais uma vez na Olympic Hopes, dessa vez na República Tcheca. O investimento no esporte transforma vidas e revela talentos. Parabéns à Maria, ao João e à escola Iporanga.”
Em suas redes sociais, João Pedro agradeceu o apoio recebido e celebrou o encerramento da temporada. “Quero agradecer primeiramente a Deus, aos meus parceiros de equipe, à equipe técnica e à minha família. Finalizo minha participação na Olympic Hopes com orgulho e gratidão”.
Fonte: Portal A10+