Capacitação em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde é realizada em São Miguel do Fidalgo
O compromisso da gestão é sempre buscar novas oportunidades de qualificações para os profissionais, além de ofertar um melhor serviço de saúde para a comunidade
Por: Da Redação em 03/08/2023 - 17:50
Com apoio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Fidalgo, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com graduandos concludentes da Pós-graduação em Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde pela Instituição de Ensino Albert Einstein, realizou hoje no Município de São Miguel do Fidalgo a Capacitação em Cuidados Paliativos na APS, direcionada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde do município. Um marco muito importante para São Miguel do Fidalgo, por se tratar de uma abordagem de suma importância e ainda pouco difundida na prática da maioria dos municípios brasileiros.
A Capacitação ocorreu na quarta-feira, 02 de agosto, no auditório da educação, e foi um momento muito proveitoso onde houve a participação e interação de todos os participantes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve o cuidado paliativo como uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes adultos e crianças e de suas famílias que estão enfrentando problemas associados com doenças ameaçadoras da vida.
Com o aumento da expectativa de vida das pessoas nas últimas décadas e o consequente aumento das doenças de evolução crônica, faz-se necessário preparar o sistema e as equipes de saúde para o auxílio do manejo de ações que proporcionem um fim de vida digno aos doentes crônicos em estágio avançado de qualquer doença.
É importante que os profissionais da APS estejam capacitados a identificar, acompanhar e cuidar de pessoas e famílias elegíveis aos cuidados paliativos.
O compromisso da gestão é sempre buscar novas oportunidades de qualificações para os profissionais, além de ofertar um melhor serviço de saúde para a comunidade fidalguense.
Capacitação oferecida pela Assistência Social proporcionou aprendizado técnico, troca de experiências e incentivo à produção artesanal com potencial de renda
Equipe da Assistência Social participa de evento em Aracaju que reuniu gestores e profissionais do SUAS para discutir os rumos da política pública no Nordeste.