Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
O avanço dos números de casos de dengue no Piauí tem sido uma constante preocupação para os gestores da saúde em todo o estado.
Em Oeiras foram notificados 133 casos de dengue, sendo que destes 38 foram confirmados oficialmente, de acordo com informações do Coordenador de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde da 8ª Regional de Oeiras, Lemontier e Kleber Vieira da Silva, Coordenador Municipal de Vigilância Epidemiológica, ressaltando que esses dados são atualizados conforme forem notificados os casos.
De acordo com os coordenadores além do trabalho de rotina, bimestralmente, as visitas domiciliares em todos os imóveis da zona urbana e rural realizaram pesquisa e o tratamento focal. Em alguns casos foi necessário fazer o bloqueio de casas, utilizando o equipamento costal para fazer o fumacê nos locais com grande concentração de larvas que foi o caso do Povoado Buriti do Rei onde foi registrado o maior índice de casos registrados: 48 casos. Esse procedimento tem maior eficácia que o processo feito pelo carro, por chegar mais próximo focos das larvas.
Além desse trabalho, foram realizadas, palestras educativas e coletas de larvas, com o apoio da comunidade. No Povoado Buriti do Rei foi feito um trabalho em parceria com a comunidade onde a população se manifestou dando apoio e sugestões na prevenção contra a doença.
Locais com maior índice de casos diagnosticados são:
Alagoinha: 16 sorologias resultado 15 positivos
Boa Nova: 17 casos 14 positivos
Buriti do Rei: 48 sorologias 31 positivos