Estado
Chuvas elevam volume de reservatórios em municípios do Piauí
Apesar das chuvas, grande parte dos reservatórios permanecem com baixo volume.
Por: Da Redação em 09/01/2022 - 20:47
As chuvas intensas que caem sobre o Piauí desde o final de dezembro de 2021 fez aumentar o nível das barragens e pelo menos quatro já se aproximam do volume máximo. Segundo dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que acompanha o nível de 27 reservatórios no Piauí, o açude Salinas, em São Francisco do Piauí já opera com 93% da capacidade. No final de dezembro, o reservatório estava com a capacidade de 81%. Em Padre Marcos, as chuvas elevaram o nível da barragem do Estreito e já opera com 87% da capacidade. No final de dezembro, a água acumulada marcou volume de 61%.
Já os açudes Piracuruca (em Piracuruca) e Jenipapo (em São João do Piauí) também elevaram o nível e chegaram a 89% e 88% da capacidade, respectivamente, nesta sexta-feira (7).
Apesar das chuvas, grande parte dos reservatórios permanecem com baixo volume, a exemplo de Cajazeiras (em Pio IX) e Petrônio Portela (em São Raimundo Nonato), que alcançaram inexpressivos 6% e 19%, nesta sexta-feira.
“Houve elevação [no nível dos açudes] mas não muito expressivo para recarga de alguns reservatórios. Piracuruca, por exemplo, permaneceu numa situação confortável em 2021, mesmo no período mais seco. As chuvas em 2020 e 2021 não foram tão ruins, o que contribuiu para isso. Mas com as chuvas previstas a serem acima da média no trimestre jan-fev-mar/2022, certamente muitos atingirão volumes expressivos”, explica Sônia Feitosa, Gerente de Hidrometeorologia da Semar.