
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A eleição presidencial em 2018 foi marcada por muita acusação, fake News e conteudo relacionado ao Regime Militar de 1964, conhecido como o golpe militar de 64. Para entender um pouco mais sobre esse periodo na história política brasileira, vamos fazer um breve resumo sobre essa fase.
A Ditadura Militar de 1964 foi período em que os militares governaram o Brasil. O período do governo militar foi de 1964 até o ano de 1985. O regime de ditadura militar foi bastante marcado pela falta democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e perseguição a quem se dizia contra o regime militar. Existem muitos relatos de torturas e até mesmo assassinatos ocorrido na ditadura militar.
O golpe que instituiu a ditadura militar aconteceu no dia 31 de março de 1964 e tinha como objetivo declarado evitar o avanço das organizações populares de esquerda do Governo de João Goulart, que era acusado de comunista. Mas foi no dia 9 de abril daquele ano que foi decretado o Ato Institucional nº 1, que dava os poderes necessários ao Congresso para eleger o novo presidente. Feito isso, o escolhido foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que havia sido chefe do estado-maior do Exército. Começa ai o icício da ditadura militar e a interferencia do regime na política brasileira.
Somente no ano de 1983, um movimento conhecido como Diretas já começou a ganhar força pedindo eleições diretas para presidente da república do Brasil. O movimento da época tinha lideranças conhecidas ainda hoje, como Fernando Henrique Cardoso, Lula, Ulysses Guimarães, e outros.