
Falece em Oeiras, Maria de Souza Feitosa aos 83 anos
01/05/2025 - 07:33Matriarca da famÃlia Feitosa enfrentava uma doença pulmonar e deixou filhos, netos e bisnetos
 Durante a cerimônia de transmissão solene dos cargos da Diretoria da OAB Subseção Oeiras, com as presenças do Presidente do Conselho Seccional Celso Barros Coelho Neto, da Presidente da CAAPI Andreia Araújo e comitiva, a ex-presidenta Sânia Mary Mesquita fez uso da palavra, onde falou sobre o perÃodo em que esteve à frente da entidade. Confira!
Exmo. Sr. Dr. Celso Barros, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional PI, em nome de quem saúdo a todos os membros da diretoria e, bem como a equipe de apoio que os acompanha,
Exmo. Sr. Dr. Caio César Carvalho, membro do Conselho Seccional, em nome de quem saúdo a todos os membros conselho seccional e representações da ESA e TED,
Exmo. Sr. Dr. Adriano Dantas, Presidente da OAB Subseção de Oeiras, em nome de quem saúdo a todos os membros da diretoria subseccional,
Exma. Sra. Dra. Andreia Araújo, Presidente da Caixa de Assistência à Advocacia do PiauÃ, em nome de quem saúdo a todos os membros da CAAPI aqui presentes,
Revmo. Sr. Dom Edilson Nobre, Bispo Diocesano, em nome de quem saúdo a todas as autoridades religiosas, civis e militares aqui presentes, bem como todos os representantes de entidades, que atenderam ao chamado para participarem deste momento,
Exmo. Sr. Dr. José Gonzaga Carneiro, nosso decano e conselheiro, na pessoa do qual saúdo a todos os advogados aqui presentes,
Exma. Srta. Dra. Leidiane Ferraz, em nome de quem saúdo todas as advogadas e todas as mulheres que abrilhantam este evento com sua presença,
Exmo. Sr. Handerson Portela, em nome de quem saúdo a jovem advocacia da nossa subsecção,
Senhoras e Senhores,
Os sentimentos que nos movem neste momento se avolumam e se fundem indissociavelmente. O primeiro de todos é a gratidão, que se reveste em agradecimento ao Deus de Bondade, por nos conduzir até aqui; bem como a todos os advogados e advogadas dos 21 municÃpios que compõem a Subsecção de Oeiras, por serem partes ativas da nossa entidade, ao sugerir, reclamar, apresentar opções de sugestão, enfim, por interagirem com a Subseção de maneira a possibilitar a gestão participativa que sempre buscamos. Nossa gratidão!
Assim, também, aproveitamos o ensejo para agradecer e parabenizar a diretoria que nos acompanhou pelo relevante trabalho prestado e por tamanhas conquistas alcançadas: Dr. Claudà Pinheiro, Dra. Rosa Meneses, Dra. Jamilla França e Dra. Emilianna Ribeiro. Nosso eterno agradecimento!
Externamos, ainda, a gratidão a toda a sociedade, em especial aos grupos organizados, de Oeiras, e de todo o território referente a nossa Subseção, sobretudo por onde passamos realizando trabalhos de conscientização, formação e construção de cidadania: de Cajazeiras a Bela Vista, de São João da Varjota a SimplÃcio Mendes, de Colônia do Piauà a IsaÃas Coelho, de Santa Rosa a Santa Cruz do PiauÃ, enfim, por todas as localidades e cidades por onde a OAB Subseção de Oeiras pôde levar sua voz e seu empenho, através da Diretoria ou de suas valorosas comissões temáticas. Nesta oportunidade, agradecemos à s/aos colegas que compuseram e trabalharam nessas subcomissões, sem as quais a OAB fica engessada, e cito seus Presidentes: Dra. Leidiane Ferraz, Dra. LaÃs Carvalho, Dra. Rosana Sara, Dra. Maria Vitória, Dr. Noac Almeida, Dr. Kairo Fernando, Dra Josianne Saraiva. Muito obrigada!
Destacamos que nossa luta institucional é árdua e diária. Ela foi travada não somente neste triênio que ora se encerra, mas extrapola esse limite temporal e funcional, já vem do passado e se projetará ao tempo vindouro, em que todos nós permaneceremos na busca pela valorização da advocacia em todos os aspectos e esferas, por condições dignas de trabalho em todos os órgãos de atuação, bem como pela construção de uma sociedade mais justa e de uma cultura de paz, pois fomos e somos profissionais sempre comprometidos com a causa advocatÃcia, seja exercendo cargos ou fora deles.
Peço a devida licença para agradecer a todas/os as/os diretoras/es e colaboradoras/es da OAB/PI nesta última década, com quem tratei e trabalhei desde o Presidente Norberto Campelo, com a criação e instalação de nossa Subseção em 2009, quando nos foi concedida a honra de exercer a Presidência interina da Subseção; de 2010 a 2012, com o Presidente Sigifroi Moreno, quando ocupei a vaga de Secretária Geral de nossa Subseção, ao lado de nosso Presidente Zezinho Carneiro, na busca de organizar nossa recém criada casa; entre 2013 e 2015, sob a Presidência Seccional de nosso colega William Guimarães, quando exerci a vice-função de nossa Presidente e irmã Leidiane Ferraz na incansável luta pelo fortalecimento da advocacia e por uma sede própria; e neste último triênio, com o Presidente Chico Lucas à frente da Seccional. Reforço o agradecimento a nosso Presidente do Conselho Federal Cláudio Lamachia, o qual nos enviou certificado de agradecimento pelos serviços prestados a essa instituição. Foram 9 anos e 8 meses de dedicação à OAB, em etapas diferentes e com pessoas diferentes, mas sempre imbuÃda do mesmo sentimento e desejo: servir.
Servir à OAB, entidade que muito nos orgulha ser parte, por seu respaldo, seriedade e imparcialidade com que se posiciona diante das intempéries que se nos apresentam durante as quase nove décadas de existência.
Servir à s advogadas e aos advogados, no exercÃcio diário da escuta, das agruras da profissão, no relacionamento com os poderes e órgãos constituÃdos, em defesa das prerrogativas, tão atacadas, na busca incessante por termos juÃzes ocupando seus cargos, servidores, delegados, enfim... tudo pela prestação jurisdicional de qualidade, com respeito e dignidade para partes, mas sobretudo para a advocacia.
Servir à sociedade, pois como sempre bem ensina o Presidente William Guimarães, a OAB é das advogadas e dos advogados, mas também é do Brasil. Somos parte indissociável da sociedade e temos o dever de prestar a ela o serviço de construção cidadã, como bem juramos, defendendo a Constituição e a Democracia.
Servir foi o que sempre nos moveu a deixar nossos clientes, nosso lar, nosso convÃvio familiar, de deixar de compartilhar de momentos preciosos ao lado de pai, mãe, marido, filhos – e nesse perÃodo eu tive os meus dois Josés - os quais quando me viam sair, trajada de advogada, eles já diziam: "mamãe, já vai pro UAB?"...
Recebemos a subseção com sede própria, duas auxiliares, e salas de advogados instaladas em Oeiras, SimplÃcio Mendes, Santa Cruz do Piauà e Campinas. O anseio de ampliar esse número de salas, que são pontos de apoio de suma importância para o advogado militante, em especial nas comarcas longÃnquas, por motivos que aqui não nos cabe destacar, não se concretizou. Aos 22 dias de gestão, nossa sede sofreu avarias insanáveis, que fez com que saÃssemos e desocupássemos o prédio com urgência, e percorrêssemos 3 imóveis alugados, situação que perdura até este momento. Assim, para elevação da dignidade de nossa instituição, urge que seja dada solução definitiva ao problema, chega de paliativos, precisamos de nossa sede própria reerguida, para isso contamos com o braço forte de nossa Seccional!
Nossa incansável luta também se deu na esfera do impalpável, em defesa das prerrogativas da advocacia, no relacionamento com o Poder Judiciário, Delegacia de PolÃcia, INSS, em busca de construção de parcerias institucionais, as quais foram de extrema importância para contornarmos os enormes obstáculos que se nos foram apresentados, sobretudo no trato interno da própria instituição, o que já PE de inteiro conhecimento do nosso Presidente Celso Barros e desejamos que não vivamos novamente aquela realidade, pelo bem da advocacia.
Mas a luta não acabou, apenas estamos renovando a tropa de frente. Democraticamente foram escolhidas novas diretorias para coordenar estes trabalhos nas subseções, que são realizados em benefÃcio de toda a classe. Assim, desejamos exitosa gestão, tanto na esfera subseccional, quanto no âmbito seccional, com esforços unidos, e tomados pela força institucional da Ordem, não nos seja permitido comodismo diante das iniquidades, perplexidade inerte frente à s ilegalidades, à s arbitrariedades e aos abusos de poder.
Desejamos a presença constante da CAAPI e da ESA-PI em nossa subseção, efetivamente promovendo os objetivos a que foram criadas, interiorizando os serviços de que tanto necessitamos, de que ficamos carentes durante todo este triênio que ora se finda. Temos certeza de que viveremos dias melhores nesse aspecto.
Nunca esquecendo o que nos traz a Constituição Federal em seu art. 133 que "o/a advogado/a é indispensável à administração da Justiça", entendemos mais do que nunca que não há justiça sem educação, sem segurança, sem tratamento igualitário, sem respeito aos direitos humanos. Por essa razão, levamos e levaremos adiante os exemplos que a OAB nos trouxe, após convivência tão Ãntima com figuras como Maria da Penha e Esperança Garcia, como Maria Sueli Rodrigues de Sousa e Andreia Marreiro, como Izabel Carvalho, Noélia Sampaio, Jória Batista, Dalva Fernandes, Fernanda Amaral, Juliana Paz e Alba Vilanova, com Élida FabrÃcia, Eduarda Mourão, Cláudia Paranaguá e Daniela Freitas, com figuras como Sobral Pinto e Evandro Lins e Silva.
Compartilhamos do pensamento da polonesa Rosa Luxemburgo e continuamos na caminhada "por um mundo em que sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres." É por isso que luta nossa instituição há 86 anos e é por essa razão que continuaremos formes na jornada.
Por fim, mas não menos importante, externo meu sentimento de profunda gratidão a meu pai e minha mãe, de quem recebi as bases para a construção de valores humanitários e de honradez; a meus filhos, que tiveram que compreender minha ausência (por perÃodos ora curtos, ora longos) mas que sempre tinham um caloroso abraço com que me presentear quando retornava; a meu marido, sem o qual nada disso teria se realizado, que era colaborador pro bono da OAB, até pra carregar nos ombros os móveis das tantas mudanças que tivemos que fazer; enfim a todos os meus familiares, amigos e irmãos de alma que nos dão força e nos direcionam suas orações e energias para prosseguir na luta, mesmo e principalmente diante das dificuldades.
Embora, a exemplo de São Paulo, eu tenha "combatido o bom combate, guardado a fé", não o fiz por esperar "a coroa da justiça" (Tm 4,7-8), nem reconhecimento, nem gratidão, nem bustos em praça pública, fiz por ser minha obrigação, por ter escolhido assumir aquela responsabilidade, pois eu poderia ter ficado em minha zona de conforto durante esses 9 anos e 8 meses e não ter visto nascerem tantas rugas e surgirem doenças fruto do estresse diário... Mas como foi gratificante transpor cada obstáculo, superar a mim mesma, buscar soluções pela criatividade, levar a voz a quem estava sob o jugo da mordaça. Amealhei enorme patrimônio intelectual, institucional, emocional; mesmo tendo deixado de construir na esfera material, nada do que aprendi com a OAB foi ou é desnecessário, tudo guardarei como alicerce. E, já que "a vida começa aos 40", a minha está prestes a começar, daqui a 6 meses e 20 dias, tudo isso me será de grande utilidade.
Muitas vezes nessa longa caminhada errei, e como humanamente errei. Mas diante dos meus tantos erros uso as sábias palavras do Papa Francisco: "Se eu errei, se eu magoei, se eu julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos... Estou em construção."
Despeço-me rogando ao Divino EspÃrito Santo que cubra a OAB com suas bênçãos para que tenhamos gestões realmente voltadas para a advocacia, para a cidadania, para a dignidade da pessoa humana. Amém. Parabéns, Dr. Adriano! Parabéns, Dr. Celso. Muito obrigada.