
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A Confraria Eça-Dagobertiana de Oeiras Piauí realizou em 17/04/11 na Churrascaria Coqueiro Verde, o VI Encontro Lítero-Gastronômico, cuja obra analisada foi a Talha de Retábulos no Piauí de autoria do médico e historiador Dr. Dagoberto Carvalho Júnior.
A obra foi apresentada pela Profª. Conceição Neiva, que discorreu sobre os seus aspectos essenciais, enfocando desde a história dos retábulos em Portugal, no Brasil, no Nordeste e no Piauí (especialmente em Oeiras nas suas antigas igrejas remanescentes do século XVIII, tais como: Igreja de Nossa Senhora da Vitória, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, bem como as Igrejas de Jaicós, Piracuruca e Parnaíba).
Ratificou a Profª Conceição Neiva que o primogênito de Dona Alina Nunes (o escritor Dagoberto Carvalho Júnior) foi o pioneiro do conhecimento dessa arte até então desconhecida, registrando para a contemporaneidade da terra querida, tão significativo legado histórico, artístico, cultural e religioso de nossa brava gente.
O patrono da Confraria e autor da obra analisada, Dr. Dagoberto Carvalho Jr., discorreu com satisfação ter sido este livro um estudo sério e profundo que o mesmo concluiu como dissertação de Mestrado em História aprovado com distinção pela banca que o examinou.
Estiveram presentes no encontro as confreiras: Cassí Neiva (Presidenta da Confraria); Teresa Cristina de Araújo; Conceição Neiva; Zildete Rodrigues; Maurenize Nunes; Francisca da Chagas Santana (Secretária Municipal de Educação); Rita Marques; Cleginalda Matos; Marcília Costa (Estudante do CEMTI); bem como os confrades: Gutemberg Rocha e Edson de Sá.
Abrilhantando o encontro, estiveram presentes os convidados especiais: Dom Juarez Sousa (Bispo Diocesano de Oeiras Piauí), a senhora Fabíola Martins (Diretora do Major Selemérico) o Senhor Emanuel Gama Júnior (Gerente da Oeirascred), o senhor Clementino Siqueira (comerciante) e o acadêmico de Enfermagem Cristiano Barbosa.
A culminância do encontro se deu por meio da entrega dos certificados dos sócios fundadores e efetivos aos confrades e confreiras Eça-Dagobertianos (iniciativa e gentileza do mestre Dagoberto Carvalho Júnior).
Vale ressaltar que o bispo Dom Juarez Sousa recebeu o certificado de Sócio Honorário pelos trabalhos prestados à vida cultural oeirense.
O evento foi finalizado com um almoço Eça-Dagobertiano.