
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
O Corinthians recebeu do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social Econômico) uma parcela de R$ 260 milhões do empréstimo para a construção do estádio. A informação é de responsáveis do clube pela arena. Isso representa 65% do total a ser liberado ao clube, valor que soma R$ 400 milhões.
O dinheiro não vai para os cofres corintianos. Será diretamente direcionado para o Arena Fundo Imobiliário, gestor da obra da arena. Mas, na prática, isso reduzirá os compromissos financeiros pesados que o Corinthians tem enfrentado com o estádio
O clube poderá pagar parte das dívidas que tem com a construtora Odebrecht e com bancos em adiantamentos pelo atraso do recursos federais. Foram feitos empréstimos nos Bancos Santander e Banco do Brasil, além de a construtora ter posto valores próprios na obra.
Contatado, o BNDES ainda não confirmou a liberação do dinheiro. Mas havia, de fato, uma programação para que os recursos entrassem nesta data nos cofres do fundo gestor da arena. A liberação de 65% se explica porque a obra já está com a execução mais adiantada em relação a esse percentual de medição.
A notícia foi recebida com alívio por dirigentes do clube. Isso porque o clube tem pago juros de até 2,5% ao mês pelos empréstimos da construtora e do banco. Com o dinheiro do BNDES, o percentual cai para a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) que está em 0,4167% ao mês.