
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Rodada deste domingo (25/07) do Campeonato Brasileiro com muitos clássicos. Destaque para Santos e São Paulo. O time da Vila mostrou a sua força jogando em casa e venceu a partida por 1 a 0. O são Paulo com um time todo reserva corre o risco de entrar na zona de rebaixamento. Os titulares foram poupados para o jogo de quarta-feira pela Libertadores. O técnico Ricardo Gomes segue na corda bamba. Outro clássico disputado nesta tarde foi Internacional e Flamengo. O Inter jogando com um time misto venceu por 1 a 0. Confira abaixo o que de melhor aconteceu nos jogos desse domingo.
TIMÃO VENCE GUARANI NO ADEUS DE MANO MENEZES
Rumo à Seleção Brasileira, Mano Menezes se despediu do Corinthians com o sentimento de dever cumprido. Em quase três anos no Parque São Jorge, o treinador gaúcho conquistou três títulos, ganhou a admiração de jogadores e dirigentes e caiu nas graças da Fiel. Na noite deste domingo, sob aplausos e ovacionado por quase 25 mil torcedores, o técnico obteve sua 103ª vitória no comando alvinegro com os 3 a 1 sobre o Guarani, no Pacaembu, recolocando o Timão na liderança do Campeonato Brasileiro. Jorge Henrique e Bruno César (dois) marcaram. Mazola descontou. Fim de um ciclo vitorioso com direito a volta olímpica no gramado para se despedir da Fiel e o início de uma grande responsabilidade para o substituto Adilson Batista manter o clube no caminho do quinto título nacional.
A partir desta segunda-feira, Mano Menezes tem a missão de transformar a Seleção Brasileira. A mesma mudança que realizou ao pegar o Corinthians na Série B. Os números, porém, são favoráveis a ele. Em 185 partidas, foram somente 49 empates e 33 derrotas. No último resultado positivo com o técnico, o Timão volta ao primeiro lugar, agora com 24 pontos, um acima do Fluminense, que só empatou com o Botafogo.
Adilson Batista assume o Corinthians na terça-feira em uma condição favorável, mas com a pressão de não perder rendimento e à sombra de um treinador que virou quase unanimidade. Logo de cara, terá uma prova de fogo. No próximo domingo, o Alvinegro enfrenta nada menos que o arquirrival Palmeiras, às 16h (de Brasília), no Pacaembu.
Do outro lado, Vagner Mancini começa a se complicar no Guarani. O Bugre ainda não sabe o que é vencer depois da Copa do Mundo (dois empates e duas derrotas), despencando na tabela. O clube aparece agora na 12ª colocação, com 14 pontos, apenas dois acima do grupo dos quatro que descerão à Segundona em 2011. No sábado, às 18h30min, encara o lanterna Atlético-GO, no Serra Dourada.
BOTAFOGO E FLUMINENSE FICAM NO EMPATE
Embalado com o 'fico' de Muricy Ramalho, o Fluminense empatou com o Botafogo por 1 a 1, neste domingo, no Engenhão, e perdeu a liderança do Campeonato Brasileiro para o Corinthians, que venceu o Guarani por 2 a 1. O Tricolor saiu na frente com Emerson, mas permitiu o empate com o gol de Edno e quase sofreu a virada na parte final da partida.
Agora, o Fluminense tem 23 pontos, e caiu para o segundo lugar. O Corinthians lidera com 24.
Mais do que os gols, o clássico foi marcado pelo descontrole das equipes no segundo tempo. Foram três expulsões (duas do Botafogo e uma do Flu) e nove cartões amarelos. Houve confusão para todos os gostos. Emerson e Somália se xingaram e sobrou até tapa na mão de Muricy Ramalho, que tentou separar os "esquentadinhos". Pouco depois, Marcelo Cordeiro simulou um estrangulamento de Gum. Depois, o lateral botafoguense foi realmente agredido. Thiaguinho empurrou o rosto dele com as duas mãos e recebeu cartão vermelho. A vantagem numérica alvinegra durou somente até a falta seguinte, cometida por Somália. Nos acréscimos, Danny Morais também recebeu o segundo cartão amarelo.
Na próxima rodada, o Tricolor encara o Atlético-PR, no sábado, às 18h30, no Maracanã. Já o Botafogo entrou na zona de rebaixamento. Com 11 pontos, o Alvinegro está em 17º lugar. E agora enfrenta o Vitória, no domingo, às 16h, no Barradão, em Salvador. O Alvinegro completou oito jogos sem vencer.
CEARÁ SEGURA EMPATE COM O PALMEIRAS
Não foi dessa vez que Luiz Felipe Scolari pôde voltar a sentir o que é vencer no comando do Palmeiras. Neste domingo, no Castelão, o empate por 0 a 0 com o Ceará prolongou uma série de três jogos sem triunfos pelo Campeonato Brasileiro. O último, contra o Santos, ainda tinha o auxiliar Flávio Murtosa no banco de reservas. Depois, o time sofreu com dois empates e uma derrota.
O Palmeiras não jogou bem, mas ao menos manteve uma escrita diante do rival: segue sem nunca ter perdido para os alvinegros. Em 16 jogos, são dez vitórias palmeirenses e seis igualdades - contando a deste domingo.
Com um a menos em parte da segunda etapa, o time paulista segurou o ímpeto dos cearenses graças a Deola, que fez ótimas defesas no fim. Já os donos da casa sofreram com a falta de um finalizador e chegaram ao segundo empate seguido no Campeonato Brasileiro, que desapontou a grande torcida presente no Castelão. Se não fosse Diego, o time poderia sair derrotado em casa. O Ceará segue sem vencer desde o fim da Copa do Mundo.
Com 20 pontos, a equipe alvinegra segue na terceira posição, um pouco mais distante do líder Corinthians. Já o Verdão, ainda no meio da tabela, soma 14 pontos. A próxima chance de vitória para Felipão será no domingo, contra o Corinthians, às 16h. Já o Ceará visita o São Paulo no sábado, às 18h30, no Morumbi.
SANTOS VENCE SÃO PAULO NA VILA
O Santos interrompeu na tarde deste domingo a série de três derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro. O Peixe derrotou o Tricolor por 1 a 0, na Vila Belmiro, e ganhou confiança a três dias da primeira decisão da Copa do Brasil, contra o Vitória. De quebra, deixou o rival em situação ainda mais preocupante. Também no meio da próxima semana, a equipe do Morumbi vai a campo, contra o Internacional, pela semifinal da Taça Libertadores da América, tendo conquistado apenas um empate nas últimas quatro partidas.
Na tabeça de classificação, o Peixe foi aos 15 pontos e subiu para a sétima colocação. Já o Tricolor, que estacionou nos 12 pontos, caiu para a 15ª posição. Os dois times voltarão a campo pelo Brasileirão no próximo final de semana. No sábado, o Tricolor terá o Ceará pela frente, no estádio do Morumbi. Já o Peixe, no dia seguinte, enfrentará o Grêmio Prudente, na casa do adversário.
MISTÃO COLORADO VENCE O FLAMENGO
O misto frio do Inter, sem sete titulares, foi mais do que suficiente para bater o Flamengo por 1 a 0. Um fato, duas conclusões: primeiro, a comprovação de que o Colorado embalou e segue pegando velocidade em tempos de luta pelo título da Libertadores; segundo, a percepção de que o Rubro-Negro terá mesmo que remendar suas limitações se quiser ter a mínima chance de repetir a conquista do ano passado. Taison, no primeiro tempo, fez o gol de uma vitória incontestável dos gaúchos na tarde deste domingo, no Beira-Rio.
Foi o quarto triunfo seguido do Inter, que chega a 19 pontos e se consolida no G-4 do Brasileirão. Celso Roth mantém 100% de aproveitamento em jogos oficiais. O Flamengo estaciona nos 16 pontos e adia o objetivo de ficar entre os quatro melhores.
Agora, os cariocas têm uma semana para solucionar os problemas e encarar o clássico contra o Vasco, domingo, às 18h30m. O Inter, no mesmo dia, tem Gre-Nal no Beira-Rio. Mas nem está pensando nisso. Na quarta, duela com o São Paulo no Gigante. É o primeiro jogo das semifinais da Libertadores.
CRUZEIRO EMPATA PARTIDA CONTRA O GRÊMIO
Mesmo jogando na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG), o Grêmio foi superior ao Cruzeiro. Por isso, o empate por 2 a 2 na tarde deste domingo acabou favorecendo a equipe da casa, que teve muitas dificuldades diante do time gaúcho. O resultado não aliviou a situação do técnico gremista Silas, que continua na corda bamba no cargo. Os gols da equipe gaúcha foram marcados por Borges e Jonas. Henrique fez os dois dos mineiros.
Com o resultado, o Grêmio chegou aos 11 pontos e permaneceu na zona de rebaixamento na tabela do Campeonato Brasileiro. Já o Cruzeiro, com a segunda partida sem vitória, chegou aos 16 pontos e segue na luta por uma vaga entre os quatro primeiros colocados.
A próxima rodada – que promete ser sensacional – será recheada de clássicos estaduais. No domingo, às 16h (de Brasília), o Grêmio enfrentará o Internacional, no Beira Rio, em Porto Alegre. Também no domingo, mas às 18h30m, o Cruzeiro medirá forças com o Atlético-MG, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.
ATLÉTICO-PR VENCE O GOIÁS
O Atlético-PR só teve notícias animadoras neste domingo. A vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, foi incontestável e tirou a equipe da zona de rebaixamento. Mas não foi só isso. A defesa, que iniciou a rodada como uma das mais vazadas do campeonato, não sofreu gol pelo segundo jogo seguido e se arriscou no ataque com Manoel, que abriu o placar. A equipe venceu a primeira fora de casa no Campeonato Brasileiro. E para completar, o time viu o atacante Maikon Leite marcar seu primeiro gol com a camisa do clube.
Com o segundo triunfo seguido (venceu o Santos na quarta-feira), o Furacão chegou aos 13 pontos e terminará a rodada fora do grupo dos quatro últimos colocados. Isso porque a vitória fez a equipe ultrapassar o próprio Goiás e o Atlético-MG, que só empatou com o Avaí no sábado. Já os goianos permanecem com 12 pontos, em situação preocupante na competição.
Manoel, autor do primeiro gol atleticano, voltou ao time depois de quatro jogos suspenso por conta da confusão com o palmeirense Danilo. Ele formou a zaga com Leandro e Bruno Costa.