
Servidor é afastado por conduta inadequada dentro do transporte escolar em Oeiras
17/07/2025 - 10:47Prefeitura apura conduta registrada em vídeo e garante suporte às famílias e reforço das ações de capacitação na rede municipal de ensino
Os Correios realizaram uma doação de 21,5 mil livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul após a situação de calamidade pública causada pelas chuvas volumosas em maio deste ano.
Os livros doados abrangem diversas áreas do conhecimento, como administração, biografias, espiritualidade, filosofia, história, literatura, matemática, psicologia e sociologia.
O primeiro lote foi entregue ao Instituto Cervantes de Porto Alegre (RS), que será responsável por triar e distribuir o material para 44 bibliotecas de escolas públicas afetadas pelas cheias.
Os livros eram do acervo das bibliotecas dos Correios nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e região metropolitana de São Paulo, armazenados em Brasília.
Em paralelo, a Secretaria da Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul organizou a campanha Mochila Cheia, para recompor o acervo de 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes, com lista completa de livros aceitos disponível em seu site.
A distribuição de kits escolares também está ocorrendo, visando fornecer materiais para crianças e jovens atingidos pelas enchentes, sendo montados a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas, como entidades e associações.
A meta é reunir mais de 100 mil kits escolares completos, já tendo sido doados cerca de 217 mil itens, incluindo mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas, borrachas, calculadoras, entre outros.
A Secretaria da Educação estadual está selecionando e organizando os donativos de acordo com a idade e série escolar dos beneficiários.