Campus da UESPI em Oeiras apresenta nova gestão do Diretório Central dos Estudantes
16/11/2025 - 16:35Assembleia geral aprovou a diretoria composta por representantes de diferentes cursos e áreas de atuação estudantil
O curso de Letras Português da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Professor Possidônio Queiroz, realizou, na última quinta-feira (13), a culminância do projeto de extensão “Literatura e Vida, na Fazenda Bom Jesus dos Passos: Poesia e Prosa Portuguesa ecoando em Histórias Brasileiras” na Fazenda da Esperança de Oeiras. A ação é coordenada pela professora Dra. Elimar Barbosa.
O projeto tem como finalidade oferecer aos acadêmicos de Letras Português um espaço de prática docente e, ao mesmo tempo, promover atividades de leitura literária em um ambiente externo à sala de aula. Segundo a coordenadora, essas duas dimensões têm avançado de forma consistente. “A experiência cria momentos de interlocução, oferecendo leituras, temas e reflexões que incentivam os acolhidos a dialogarem entre si, fortalecendo vínculos e ampliando horizontes simbólicos de interpretação da vida”, afirmou a docente.
A professora destacou ainda que a iniciativa aproxima a universidade da comunidade e contribui para a visibilidade do trabalho desenvolvido pela Fazenda da Esperança. “O projeto, realizado por meio de parcerias, favorece o reconhecimento da instituição, dedicada ao resgate da dignidade humana, muitas vezes comprometida pela drogadição”, explicou.

O responsável pela Fazenda Bom Jesus dos Passos, Flávio Nogueira, avaliou positivamente o impacto da atividade no cotidiano dos acolhidos. “Foi muito produtivo. Os acolhidos aprenderam, interagiram e produziram músicas a partir dos textos. A atividade melhorou a convivência, ampliou conhecimentos e contribuiu para a espiritualidade e evolução pessoal. O resultado foi positivo”, comentou.
Para os estudantes, a culminância proporcionou uma vivência formativa que ampliou a compreensão sobre diferentes realidades sociais. A acadêmica Divina Ellen relatou que a atividade permitiu reflexões sobre cuidado, escuta e empatia. “Cada conversa e cada partilha ampliaram meu entendimento sobre o papel do acolhimento e da presença humana. A experiência mostrou que a educação ultrapassa a sala de aula”, disse.
O discente Cícero Júnior destacou a produção artística realizada pelos acolhidos durante o encontro. “O momento mais marcante foi observar que, a partir das discussões, eles conseguiram relacionar os textos às próprias vivências e apresentar trabalhos de escrita, desenho e música”, afirmou.
Para a professora Elimar Barbosa, a continuidade do projeto demonstra sua consolidação no curso. “As ações atendem aos objetivos estabelecidos, oferecendo aos acadêmicos um espaço concreto de prática docente e promovendo a formação de leitores literários em um ambiente não convencional. A iniciativa também amplia a compreensão sobre realidades sociais complexas e sobre o papel formativo da literatura”, concluiu.







