Oeiras alcança recorde histórico de premiações com resultado da 20ª OBMEP
23/12/2025 - 14:55Números inéditos colocam a rede municipal como destaque nacional em olimpÃadas do conhecimento
 Grupos de mulheres, organizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), estão pondo a ‘Mão na Massa’, produzindo salgados e gerando renda no municÃpio de Oeiras.
Graças ao Projeto Mão na Massa, mulheres inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à FamÃlia (PAIF) e responsáveis familiares por crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de VÃnculos (SCFV) estão aprendendo a fabricar salgados e outras delÃcias.
A abertura do projeto aconteceu na semana passada, numa oficina que ensinou os grupos a produzirem pastéis, bombas, coxinhas, empadas e uma grande diversidade de salgadinhos para comercialização em grande escala.
Vanessa Reinaldo, secretária municipal de Assistência Social, comenta que o projeto oferece alternativas de geração de renda, criando possibilidades empreendedoras, além de estimular competências e potencialidades das mulheres envolvidas.

"Promovendo capacitações e atividades produtivas, estas famÃlias poderão sair da vulnerabilidade e risco social, e deste modo a Semas estará viabilizando a inclusão social e a garantia de direitos", pontua a secretária.
A Semas organizou o projeto "Mão na Massa" em quatro etapas: a primeira aconteceu na sede do CRAS I, a segunda será na comunidade Malhada Grande, a terceira na localidade Queiroz e a última na Várzea da Cruz, no mês de outubro. A ministrante do curso é a culinarista Elda Santana.




![]()