
Mulher é presa em flagrante com munições, aparelhos eletrônicos e mais de R$ 2 mil em espécie durante operação contra tráfico em Picos
02/05/2025 - 18:40Todo o material foi recolhido e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
Depois de perder mais de 80% das safras de milho, feijão e arroz, os trabalhadores rurais de Picos podem perder as pequenas criações de rebanhos bovinos e caprinos. O alerta é do secretário de Políticas Públicas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ricardo Raimundo de Araújo. “Estão passando necessidade, pois não existe pastagem para os animais, estamos preocupados”, declarou o sindicalista.
Ricardo Raimundo de Araújo disse ainda que a falta de água também é uma preocupação que pode levar a perda dos rebanhos. Como alternativa para a falta de pastagem o agricultor está comprando ração para os animais. Ricardo informa que isso não é financeiramente viável para os pequenos criadores. “Como o agricultor passará esse período?”, indaga o sindicalista.
Nas comunidades desprovidas de poços artesianos, as pessoas sobrevivem com o abastecimento de carros-pipa, que distribuem água em pouca quantidade e destinada ao consumo humano. Na atual situação Ricardo Raimundo diz que a única alternativa para o agricultor e pecuarista no momento é “apelar para um milagre”.
Ele acusa os poderes públicos de não sinalizarem com o apoio necessário para o homem do campo em um momento tão crítico. Na cidade de Picos, pelo menos 10 mil famílias sobrevivem da agricultura familiar, distribuídos em mais de 80 comunidades rurais. “Infelizmente em muitas delas não existe uma agricultura desenvolvida através de irrigação, onde as pessoas poderiam colher seus produtos”, lamentou.