
Dia de finados: um convite a vivermos em Cristo

*Por Padre Francisco Barbosa
Hoje é um dia propício para refletirmos, viajarmos no tempo, encontrar na memória tantos momentos povoados de emoções entre os nossos entes queridos, entre todos aqueles que nos precederam no caminho da Casa Paterna.
Talvez o sentimento que prevaleça seja mesmo o da saudade. Aquela saudade que não quer calar, que nos faz sentir o coração apertado, lacrimoso, que ainda reclama a ausência de quem se foi.
Olhamos para o relógio, contemplamos a agenda e então chegamos à conclusão: parece que foi ontem, parece que o tempo não passou. A relação com a morte é sempre dolorosa: nos desaponta, nos deixa sem chão, nos desmonta, nos faz lembrar que somos limitados e que não somos como talvez gostaríamos: onipotentes.
Mas, olhando sob a perspectiva da fé, então nos sentimos vencedores. Aquela que parecia ser a derrota é na verdade a vitória que estabelece um marco divisor dentro da história: há, desde então, uma história Antes de Cristo e Depois de Cristo. Uma história antes da vitória da vida sobre a morte e uma história depois da vida que vence a morte.
Hoje você irá certamente participar da Santa Missa: momento mais que propício para que, alimentado pelo pão da Palavra e pela Eucaristia, possas ali, diante do altar, reassumir o compromisso de, em meio a uma realidade marcada pela morte e situações de morte, sermos no mundo testemunhas incondicionais d’Aquele que deu a sua vida para tornar a nossa vida plena de vida, já aqui na terra. Com o compromisso de sermos autênticos sinais de vida, sobremaneira na realidade de sobrevida de tantos irmãos e irmãs.
Portanto, seja a nossa vida verdadeiramente vivida: “Por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Assim fazendo, estaremos manifestando ao mundo a sua ternura, misericórdia, compaixão etc. Sentimentos e atitudes presentes, não raro, na vida daqueles que hoje recordamos e que já estão na Casa do Pai, na glória celeste.
* Pe. Francisco Barbosa, Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Simplício Mendes-PI, 2012, e-mail: pebarbosa1965@bol.com.br