
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Está chegando a 4ª sexta-feira do mês de novembro, dia 25, data que acontece a famosa liquidação de produtos conhecida como Black Friday. Para quem gosta de comprar e economizar, é uma excelente oportunidade, porém o consumidor tem que ficar atento para não sofrer enganações, famoso "compre pela metade do dobro".
Em contato com o advogado oeirense Gérson Reis, membro da comissão de Defesa do Direito do Consumidor - OAB/PI, resolvemos elencar algumas dicas importantes para você consumidor que busca uma compra justa e transparente.
1 - Sempre pesquise a reputação das lojas antes de comprar
Um dos maiores erros dos consumidores é “acreditar” que todos os sites de vendas são confiáveis, cuidado! Muitas dessas promoções podem ser armadilhas. Antes de qualquer compra, verifique a reputação das lojas em outras plataformas, como no site Reclame Aqui, que ajuda e muito aos compradores se prevenirem.
2 - Fique atento aos descontos falsos
Quem deseja um produto e vem fazendo pesquisa percebe que dias antes do evento, as lojas tendem a aumentar os preços dos produtos e, quando chega sexta-feira, baixam ao valor original para passar uma impressão ao consumidor que houve um desconto significativo. Tal prática, conhecida como maquiagem dos preços é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, sendo considerada uma propaganda enganosa e a empresa pode ser penalizada por isso. Pesquise sempre, em diversos sites e até com pessoas que já adquiriram esses produtos para você ter uma base na hora de comprar e não levar o produto pela "metade do dobro".
3 - Não deu para comprar na Black Friday? Se acalme
Por ser conhecida como o dia do desconto nacional, muitos consumidores por impulso ficam alheios à situação e acabam fazendo compras desnecessárias tão somente para pegar a "promoção imperdível" do produto. Sempre tenha calma, existem inúmeras outras promoções ao longo de diversas datas, não se sinta pressionado para comprar tudo, afinal, esta não é sua única oportunidade.
4 - Mantenha o foco
Com as diversas opções de compras de produtos e de estabelecimentos, o consumidor acaba se perdendo na hora das compras. Tenha em mente quais os produtos que realmente você já desejava comprar, resista a tentação de ficar visitando outros departamentos de compra e mantenha o foco.
5 - Utilize comparadores de preços
Encontrou o produto desejado em uma loja, não compre de cara. Já que você está atrás de descontos, saia pesquisando nos estabelecimentos e sites se encontra esse mesmo item em outra loja com um preço ainda melhor, garantindo uma maior economia. Uma dica importante é utilizar comparadores de preços de produtos, por exemplo, o https://www.zoom.com.br.
6 - Dúvida? Exija o Código de Defesa do Consumidor
É obrigatório, por lei, que o estabelecimento tenha um exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Em caso de dúvidas, por exemplo, situações de trocas de produtos e/ou serviços que tenham vícios, peça o código e faça valer o seu direito e também o de todos aqueles que fazem parte das relações consumeristas.
Fonte:https://catracalivre.com.br/geral/black-friday-2016/indicacao/6-dicas-para-nao-ser-enganado-na-black-friday/