
Um dia de fé e união: O encontro de jovens da Pastoral Familiar
18/06/2024 - 08:30A Banda Filhos da Vitória, sob a coordenação do Pe Welingtom, garantiu a animação com música que elevou o espírito
O bispo diocesano de Oeiras Dom Juarez Sousa da Silva convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2011.
Este ano a Campanha tem como tema “Fraternidade e vida no Planeta”, e como objetivo contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Uma das metas da Campanha da Fraternidade 2011 é traçar estratégias para combater às agressões ao meio ambiente. “À luz da palavra de Deus, a realidade não está boa. Ao nosso redor existe um grito de lamento da natureza e precisamos agir com ações concretas. Esta é a hora da mudança, uma mudança pessoal e coletiva”, disse Dom Juarez.
A partir da Quarta-Feira de Cinzas, com o advento da Quaresma, o debate do tema proposto pela Campanha ganha as paróquias, comunidades e os mais diversos espaços. “A temática é uma preocupação social da Igreja que quer despertar as pessoas para a educação ambiental porque, a partir do nosso dia-a-dia, precisamos diminuir o consumo e tomar algumas medidas que impliquem em menos gastos e mais educação para a vida do nosso planeta”, pontuou a professora Tiana Tapety, membro da Pastoral de Comunicação da Diocese de Oeiras.
De acordo com o padre Juliemo, coordenador da Campanha, os temas sociais apresentados pelas Campanhas da Fraternidade refletem o papel da Igreja junto à sociedade. “A Igreja toma esses temas como reflexão para servir à sociedade. Fazemos um apelo aos corações para mudar de vida, visando tornar cada pessoa consciente e que desperte em sua comunidade o amor pelo planeta, pois o planeta geme, e todos nós somos os responsáveis”.
Objetivos e estratégias
Além do objetivo geral, a CF apresenta alguns objetivos específicos como viabilizar meios para formação da consciência ambiental; promover discussões sobre a problemática; mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais. Algumas estratégias também são adotadas como mobilizar pessoas, Igrejas e a sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais; denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.
Coleta da Solidariedade
Um dos gestos concretos propostos pela CF é a Coleta da Solidariedade, que é feita em todas as dioceses do país no Domingo de Ramos e, neste ano, acontecerá no dia 17 de abril. Do total arrecadado, as dioceses destinam 40% para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). Os outros 60% ficam nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para o atendimento a projetos locais. Os recursos arrecadados na Coleta da Solidariedade são destinados prioritariamente a projetos que atendam os objetivos propostos pela CF-2011.
Site da Diocese
Para criar mais um canal de comunicação entre a Diocese de Oeiras e todas as suas paróquias e fiéis, foi lançado pela Pastoral de Comunicação, o site da Diocese. Nele é possível tomar conhecimento de todas as ações desenvolvidas pela diocese de Oeiras. O endereço do site é: www.diocesedeoeiras.org
Por Lameck Valentim