
IPPI/ Oeiras faz chamada pública para aquisição de alimentos
23/06/2025 - 14:03A sessão pública ocorrerá no dia 15 de julho, às 9h, no Auditório do Campus Oeiras
Mais diretores da rede estadual de educação estão sendo selecionados por meio de processo seletivo e eleição pela comunidade escolar. Em 2019, o percentual era de 12,7%, crescendo para 26,1% em 2023, conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Houve queda na contratação apenas por indicação da gestão, passando de 24% em 2019 para 20% em 2023.
O levantamento "Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil", elaborado a pedido do Instituto Unibanco, combina dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A forma de acesso ao cargo de direção e a origem dos profissionais, segundo especialistas, têm impactos significativos na rotina escolar.
Em relação ao perfil dos diretores de escolas estaduais, em 2023, 50,6% eram brancos, 24,8% pardos, 4,5% pretos e 17,6% não declararam cor/raça. Já em 2011, esses percentuais estavam em 55,7% de brancos, 33% pardos, 6,2% pretos, e menos de 2% não declararam.
Em relação à formação, em 2011, 33,6% dos diretores tinham graduação em pedagogia, enquanto 48% eram de outras áreas da educação. Em 2023, 38% eram formados em pedagogia e 55,2% em outras áreas da educação.
O percentual de diretores com formação em gestão escolar variou entre as unidades federativas do paÃs. Em 2020, apenas Rondônia e Acre tinham 30-40% dos diretores com esse tipo de formação. Já em 2023, o Piauà destacou-se com entre 90 e 100%.
O levantamento também aborda desafios, como a carga de trabalho semanal, influenciada pela pandemia da Covid-19. Em 2021, mais de 60% dos diretores afirmaram trabalhar acima das 40 horas semanais. Além disso, a pesquisa explora questões de recursos insuficientes e de assiduidade de docentes e estudantes.
Apesar de ocupar a hierarquia mais alta da unidade escolar, a diretoria-geral é historicamente pouco abordada em pesquisas sobre ambientes educacionais. Estudos como este são fundamentais para compreender o funcionamento do ambiente escolar e valorizar o papel dos diretores na educação brasileira.