
SEMED realiza Encontro de Gestores Escolares de Oeiras e discute formação para um ano letivo de sucesso
06/02/2025 - 14:33Objetivo do evento é aprimorar a gestão escolar e fortalecer a qualidade da educação no municÃpio.
Mais diretores da rede estadual de educação estão sendo selecionados por meio de processo seletivo e eleição pela comunidade escolar. Em 2019, o percentual era de 12,7%, crescendo para 26,1% em 2023, conforme pesquisa divulgada nesta segunda-feira. Houve queda na contratação apenas por indicação da gestão, passando de 24% em 2019 para 20% em 2023.
O levantamento "Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil", elaborado a pedido do Instituto Unibanco, combina dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A forma de acesso ao cargo de direção e a origem dos profissionais, segundo especialistas, têm impactos significativos na rotina escolar.
Em relação ao perfil dos diretores de escolas estaduais, em 2023, 50,6% eram brancos, 24,8% pardos, 4,5% pretos e 17,6% não declararam cor/raça. Já em 2011, esses percentuais estavam em 55,7% de brancos, 33% pardos, 6,2% pretos, e menos de 2% não declararam.
Em relação à formação, em 2011, 33,6% dos diretores tinham graduação em pedagogia, enquanto 48% eram de outras áreas da educação. Em 2023, 38% eram formados em pedagogia e 55,2% em outras áreas da educação.
O percentual de diretores com formação em gestão escolar variou entre as unidades federativas do paÃs. Em 2020, apenas Rondônia e Acre tinham 30-40% dos diretores com esse tipo de formação. Já em 2023, o Piauà destacou-se com entre 90 e 100%.
O levantamento também aborda desafios, como a carga de trabalho semanal, influenciada pela pandemia da Covid-19. Em 2021, mais de 60% dos diretores afirmaram trabalhar acima das 40 horas semanais. Além disso, a pesquisa explora questões de recursos insuficientes e de assiduidade de docentes e estudantes.
Apesar de ocupar a hierarquia mais alta da unidade escolar, a diretoria-geral é historicamente pouco abordada em pesquisas sobre ambientes educacionais. Estudos como este são fundamentais para compreender o funcionamento do ambiente escolar e valorizar o papel dos diretores na educação brasileira.