Geral
Edição 2012 do jogo da amizade homenageia ex-vereador João Leite
Por: Da Redação em 02/04/2012 - 07:25
Desde 2007 – tendo em vista a grande quantidade de oeirenses que residem e estudam fora da primeira Capital e que aqui aportam, todo o ano durante a Semana Santa – é realizado, nesta época, um confronto entre dois times formados por estes jovens estudantes e convidados.
Os dois times foram chamados MAFRENSE e RAIOSE em alusão a outros que existiram no passado, quando a juventude universitária oeirense estudava, não, como hoje, em Teresina, mas, principalmente, no Recife e em Fortaleza.

Esse ano o jogo fará homenagem ao ex-vereador João Leite, que faceleu no ultimo ano.

Então, dia 07 de abril, Sábado de Aleluia, a partir das 15 horas, 6ºJogo da Amizade no Ninho do Carcará (BR 230, sentido Oeiras-Picos, perto do portal da cidade) e logo após a partida, terá atração musical Swing sem Demora, com muita animação e gente bonita!!

Entrada franca!
Sobre o homenageado:
João Damasceno de Oliveira Leite
Por Sânia Mary Mesquita
A cidade de Oeiras se preparava para o Natal de 1944, quando no dia 14 de dezembro nasceu o menino João. Na rua da feira morava o casal Pedro Leite e Vitalina, quando receberam a graça de conhecer seu primogênito, num dia quente, à espera da estação das chuvas. Alguns anos depois, nasceu sua única irmã, Maria do Espírito Santo. E a pequena família se dedicava ao trabalho, enquanto as duas crianças cresciam e recebiam educação.

Desde menino João nutria grande amor à prática esportiva, em especial pelo futebol, tendo jogado, quando rapazote, na posição de centro avante no time local, o Oeirense Futebol Clube. De sua história futebolística, resta viva na memória de Oeiras o jogo disputado com a presença do craque Garrincha, que jogou uma partida no estádio Gerson Campos no final da década de 1970, além da admiração pelo craque Pelé.
Em 1992, após muita insistência dos amigos e colegas do PMDB, candidatou-se ao cargo de vereador pela primeira vez, sendo o escolhido por mais de 800 eleitores, e em 1993 teve início seu primeiro mandato.
Por mais quatro vezes consecutivas (1996, 2000, 2004 e 2008) o vereador João Leite foi escolhido pela população oeirense para representá-la junto à Camara Municipal, superando a marca de 1.100 votos sem jamais ter feito uso da palavra em um palanque político. Em três desses pleitos eleitorais foi o vereador mais votado de sua agremiação política, e honrava cada um dos eleitores que depositavam nele não só o voto, mas principalmente, a confiança e a credibilidade.
Essa trajetória de vida foi somada à da companheira inseparável de todas as horas, Maria das Graças, ou simplesmente Gracinha de João Leite. Em 1978, após uma dança no Oeiras Clube, João Leite (exímio pé de valsa) e Gracinha encantaram-se um pelo outro e o boêmio rendeu-se logo ao casamento indissolúvel, realizado, romanticamente, às escondidas na cidade de Caxias – MA em 25 de abril de 1979, seguido de lua-de-mel pelas cidades cearenses de Ubajara e Fortaleza e em Belém - PA. A união foi abençoada pelo nascimento do filho Weiman, que, anos depois, ganhou um irmão de coração, Lucas.
Ao receber a gratidão dos que amparava, dizia “quem tem João Leite tem tudo”, o que não se revestia de soberba, mas como forma de passar ao interlocutor que era o companheiro fiel em todas as ocasiões, ou apenas um “pode contar sempre comigo”. Nem precisava dizer, pois seu nome já expressava isso, seu socorro era certo como LEITE de mãe, e nunca deixou um amigo sem resposta aos muitos apelos que recebia, fosse na hora da doença ou da necessidade, fosse na luta pelos anseios das comunidades, ou ainda nos momentos em que emitia seus sábios conselhos ao ser solicitado.
Amante do futebol, torcedor inarredável do Flamengo, do Santos e do Oeiras Atlético Clube, ainda o vemos com seu radinho de pilha ao pé do ouvido a acompanhar cada jogada das partidas de seus clubes do coração.