
MPPI restaura nome original da sede em Oeiras após solicitação da Câmara Municipal
17/10/2025 - 17:00Decisão da Procuradora-Geral de Justiça reconhece ato de 2014 e mantém homenagem a João da Mata Barbosa Nunes na sede da Promotoria de Oeiras.
O esquema de segurança para as eleições 2016 no Piauí foi debatido nesta quarta-feira (21), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral, comandado pelo presidente do TRE, desembargador Joaquim Santana Filho, com a participação do secretário de Estado da Segurança, Fábio Abreu; subcomandante da Polícia Militar, Lindomar Castilho; delegado-geral da Polícia Civil, Riedel Batista; representantes das polícias Federal, Rodoviária Federal e Exército.
Ao todo serão disponibilizados mais de 1.400 policiais militares e 200 policiais civis: delegados, agentes, escrivães e peritos que estarão envolvidos diretamente no plano de segurança montado para o dia das eleições municipais de 2016 no Piauí. O plano terá apoio ainda das polícias Federal e Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros.
"Nós teremos 1.476 militares participando da operação. Esses homens são um incremento ao efetivo que normalmente já realiza patrulhamento nas cidades piauienses", confirma o coronel Lindomar Castilho, O subcomandante-geral da Polícia Militar.
O sub-comandante explicou ainda que a demanda de efetivo da PM é maior porque os policiais da instituição lidam diretamente com as ações de transporte e proteção das urnas eletrônicas.
Sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não enviar Forças Federais para municípios piauienses, o secretário da Segurança lamentou a decisão, já que o Exército seria um reforço a mais durante as eleições, e ressaltou que a polícia do Piauí tem condições de garantir a segurança do pleito.
"Gostaríamos muito de contar com o apoio do exército e vamos conversar com o governador para tentar fazer uma nova solicitação de envio de forças federais. Mas se nós não tivermos essa ajuda, o aparato de segurança está preparado para responder a qualquer ato de ilegalidade e manter a tranquilidade durante as eleições", disse Fábio Abreu.
O desembargador Joaquim Santana Filho, presidente do TRE, encerrou a reunião dizendo acreditar na polícia do Piauí. "Nós confiamos na policia do Piauí para garantir que as as eleições transcorram dentro da normalidade", declarou o presidente.