
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Rodada deste domingo (16/05) foi bastante movimentada, destaque para as viradas de Botafogo e Internacional. O Fogão não vencia o São Paulo no Morumbi desde 2005. Já o Internacional mesmo com a cabeça na Libertadores, conseguiu virar o jogo contra o Goiás. No Sul, o Grêmio poupou vário titulares pensando na Copa do Brasil e perdeu jogo para o Corinthians. Surpresa foi o Ceará que conseguiu segurar o tão badalado Santos em plena vila Belmiro. Confira abaixo o resumo do que de melhor aconteceu nos jogos deste domingo.
VASCO E PALMEIRAS NÃO MARCAM
Antes da partida, faixas de protesto pediam mobilização da diretoria para contratações e exigiam que o Vasco se comportasse como time grande. Mas apesar da boa atuação do time da casa no primeiro tempo, o justo empate em 0 a 0 com o Palmeiras, em São Januário, foi o retrato fiel de duas equipes pouco inspiradas que se enfrentaram neste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Na próxima rodada, o Palmeiras, que agora soma quatro pontos na competição, recebe o Grêmio no Palestra Itália, enquanto o Vasco, que tem um ponto ganho, vai a Florianópolis enfrentar o Avaí, domingo.
CRUZEIRO E AVAÍ EMPATAM
Em um jogo com quatro gols, duas expulsões e pelo menos três erros de arbitragem , Cruzeiro e Avaí empataram por 2 a 2 no Mineirão, em jogo pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na noite deste domingo. A partida teve tempos distintos. Na etapa inicial, o Cruzeiro teve um jogador expulso, e o Avaí fez dois gols e foi prejudicado com a marcação de um impedimento mal marcado. No segundo, ocorreu o inverso: a equipe catarinense ficou com dez homens, e foi time celeste que balançou a rede duas vezes e teve um gol anulado equivocadamente.
Com o resultado, as duas equipes chegaram a quatro pontos na competição. O Cruzeiro volta a campo pelo Brasileiro no próximo domingo, quando enfrenta o Guarani em Campinas. Antes, na quarta-feira, precisa vencer o São Paulo no Morumbi por três gols de diferença para seguir na Libertadores. O atual campeão catarinense recebe o Vasco em Florianópolis, no domingo.
ATLÉTICO-PR E GUARANI FICAM SÓ NO EMPATE
Em um jogo em que as equipe mostraram mais disposição do que técnica, Atlético-PR e Guarani empataram em 2 a 2 neste domingo, na Arena da Baixada. Com o resultado, o Rubro-negro marca seu primeiro ponto no Campeonato Brasileiro e está na 14ª posição. A equipe paulista, em quinto lugar, chega a quatro pontos.
O atacante Roger, do Bugre, foi o grande personagem da partida. Ele marcou os dois gols do seu time e ainda fez o pênalti que originou um dos gols do Furacão. Netinho e Alex Mineiro fizeram para o time da casa. Insatisfeita, a torcida rubro-negra vaiou do time e pediu que a diretoria contrate reforços para a sequência da competição.
Na próxima rodada, domingo, às 16h, no Mineirão, o Furacão enfrenta o Atlético-MG. O Guarani, às 18h30m, no Brinco de Ouro, terá pela frente o Cruzeiro.
BOTAFOGO BATE O SÃO PAULO
No dia em que faltou inspiração a São Paulo e Botafogo, venceu o time que teve mais vontade. E o Botafogo acabou com um tabu que já durava 15 anos. Com gols de Antônio Carlos e Renato Cajá, a equipe venceu o São Paulo por 2 a 1, no estádio do Morumbi, o que não acontecia pelo Campeonato Brasileiro desde 1995.
Com a vitória, a primeira na competição, o time carioca foi aos quatro pontos na tabela de classificação e, provisoriamente, ocupa a vice-liderança na tabela. Já o Tricolor, que segue com um ponto, é o 14º colocado.
Os dois times voltarão a campo pelo Nacional no próximo final de semana. O São Paulo vai a Porto Alegre no domingo para enfrentar o Internacional.no estádio Beira-Rio. Na quarta-feira, no entanto, a equipe voltará a campo para definir sua situação na Taça Libertadores da América diante do Cruzeiro, no Morumbi. Já o Botafogo, um dia antes, receberá a visita do Goiás no Engenhão.
CORINTHIANS BATE O GRÊMIO
Dores de Libertadores são curadas com esperanças de novos títulos. O Corinthians não precisou de instruções médicas ou bulas de remédio para eliminar a depressão da queda nas oitavas de final do torneio sul-americano. Ao vencer o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo, no Olímpico, e já despontar como um dos líderes do Campeonato Brasileiro, o Timão dá sinais de que está preparado para levantar a cabeça e tocar a vida. Já os gaúchos não precisam chorar pelo leite derramado. O Tricolor está com cabeça, alma e coração nas semifinais da Copa do Brasil.
O Corinthians foi a campo sem Ronaldo. O Grêmio não teve figuras como o lateral-direito Edílson, o zagueiro Rodrigo, o volante Adílson e os atacantes Borges e Jonas – o último entrou no segundo tempo. Silas dá atenção total ao jogo de quarta-feira, contra o Santos, valendo vaga na final da Copa do Brasil. Os visitantes souberam tirar vantagem da fragilidade azul e venceram com gols de Ralf, no primeiro tempo, e Souza, na etapa final. Maylson fez para o Tricolor.
O resultado leva o Corinthians a seis pontos, encabeçando a tabela de classificação do Brasileiro. O Grêmio tem apenas um, o do empate por 0 a 0 com o Atlético-GO. Os paulistas voltam a campo no domingo, em casa, contra o Fluminense. O Tricolor, depois de jogar a vida na Vila Belmiro, visitará o Palmeiras no sábado.
SANTOS SOFRE E EMPATA COM CEARÁ
Com a cabeça nas semifinais da Copa do Brasil, o Santos continua sem vencer no Campeonato Brasileiro. Em um atuação apagada do ataque e outra preocupante exibição da defesa, o Peixe teve a ajuda da arbitragem para só empatar por 1 a 1 com o Ceará, neste domingo, na Vila Belmiro, pela segunda rodada. Nem mesmo Neymar brilhou. Ele marcou em um pênalti inexistente, mas desperdiçou outra cobrança no fim do jogo. Washington anotou para os cearenses. Os paulistas somam agora dois pontos contra quatro dos nordestinos.
É bem verdade que o placar poderia ser outro não fossem dois erros do árbitro Ricardo Marques Ribeiro contra o Vozão no primeiro tempo. Ele anulou um gol legal de Anderson, de cabeça, sob a alegação de impedimento e marcou um pênalti que não aconteceu sobre Neymar, que resultou na igualdade paulista.
Se o setor ofensivo empolga até mesmo sem Robinho, poupado, a defesa preocupa para o decisivo duelo diante do Grêmio, quarta-feira, às 21h50m, no litoral paulista, valendo vaga na decisão da Copa do Brasil. Os gaúchos venceram o primeiro confronto por 4 a 3, em Porto Alegre, e jogam por um empate para chegarem à decisão.
O Santos volta a jogar pelo Campeonato Brasileiro, sábado, contra o Atlético-GO, às 18h30m, no Serra Dourada, em Goiânia. No domingo, o Ceará recebe o Vitória, às 16h, no Castelão, em Fortaleza.
INTER VIRA EM CIMA DO GOIÁS
Time misto, virada heroica. Com o grupo principal preservado para a disputa da Taça Libertadores, o Inter sofreu dois gols na primeira etapa, mas voltou para o segundo tempo com a postura renovada e venceu o Goiás, por 3 a 2, no Serra Dourada, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo. Com dois gols marcados, Walter, que ainda sofreu o pênalti que originou o terceiro - de Giuliano - foi o comandante da reação colorada. Para o Esmeraldino, que segue sem vencer na competição, Éverton Santos e Amaral balançaram as redes.
Com o resultado, o Inter chegou aos seus primeiros três pontos no campeonato e volta suas atenções para a partida decisiva contra o Estudiantes, da Argentina, na quinta-feira. Pelo Brasileiro, o time gaúcho só volta a campo no domingo, dia 23, quando recebe o São Paulo, no Beira-Rio. Os goianos enfrentam o Botafogo, no sábado, no Engenhão.