
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
Encenado pela Companhia Teatral 'Os Apresentados', o espetáculo ‘O Pequeno Príncipe do Sertão’ representou Oeiras no VI Festival Nordestino de Teatro, realizado no último final de semana na cidade de Simões. A companhia oeirense foi vencedora em 4 das 10 categorias do evento.
O prêmio de melhor ator foi para Adaljerry Ferreira, que interpretou o protagonista do espetáculo. Agivanildo Sousa foi escolhido o melhor ator coadjuvante. Ele vive dois personagens no espetáculo, o coronel e o louco. O melhor cenário também foi do Pequeno Príncipe do Sertão, assinado por Varteno Júnior com a colaboração do artista plástico Wellestron Martins. A melhor iluminação foi de Lameck Valentim, que também é diretor da peça. Ao final da premiação,o ator e diretor, Lameck Valentim, foi homenageado por sua trajetória no teatro.
Grupos de teatro do Piauí, Ceará e Pernambuco estiveram presentes no evento. O espetáculo oeirense, foi apresentado no sábado (20), para um grande público que se emocionou com a adaptação regionalizada do clássico de Saint- Exupéry feita por Edilberto Villanova.
O Pequeno Príncipe do Sertão teve sua primeira montagem patrocinada pelo Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura. O espetáculo estreou em Oeiras em maio deste ano, no pátio da UESPI. A peça também foi vista pelos alunos do Colégio Paulo Freire.
Pela falta de um espaço adequado, o espetáculo não foi mais apresentado em Oeiras, sendo levado para outras cidades. Depois da apresentação no Festival de Simões, o grupo deve se apresentar em Isaias Coelho, e já confirmou participação nos Festivais de Araripina- PE e Campos Sales- CE.
Todas as despesas que envolveram a ida do grupo a Simões foram custeadas por amigos oeirenses, amantes da arte e cultura, que reconheceram a importância de Oeiras ser representada neste evento que reúne grupos teatrais de várias cidades do Nordeste.
Por Jadson Osório