
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
Em visita as obras do IFPI de Oeiras o reitor do Instituto Federal de Tecnologia do Piauí (IFPI) Francisco das Chagas Santana anunciou que os alunos da cidade poderão escolher os cursos que funcionarão naquela instituição.
No dia 18 de maio haverá uma audiência pública em Oeiras, onde toda a comunidade poderá sugerir os cursos para a instituição de acordo com a realidade local.
O reitor afirmou ainda que nos próximo mês de julho deverá ocorrer o concurso público para funcionários da instituição, sendo 50 vagas para professores e 50 para o setor administrativo. O edital será lançado até o mês de Junho, e já no mês de agosto os aprovados deverão ser chamados.
A previsão de inauguração do IFPI é para o mês de agosto, sendo que inicialmente serão atendidos 300 alunos. A cada semestre este mesmo número de alunos ingressará na instituição com previsão de atender 2000 estudantes. O prédio está sendo construído numa área de 6hectares, numa extensão do Escola Agrícola de Oeiras, que foi doado pelo ex-prefeito B.Sá. A obra está orçada em R$ 6 milhões. Todavia com a aquisição de equipamentos e mobília ficará em torno de R$ 20 milhões.
“A população só acredita numa obra desse porte, quando ela já está pronta. E esta escola será uma referência para Oeiras e região, pois é uma escola padrão para o Piauí. Hoje o IFP tem 17 mil alunos no Piauí e até 2015 chegaremos a 22 mil. Temos 140 cursos entre técnico e superior e já contamos com o programa de Mestrado e muito em breve teremos nosso programa de Doutorado”, disse o reitor.
Durante a sua visita às obras, o reitor estava acompanhado do deputado federal Assis Carvalho e do secretário estadual de Assistência Social, Francisco Guedes. Assis Carvalho disse que conversou com o então governador Wellington Dias pedindo que ele priorizasse esse projeto para Oeiras. Já Francisco Guedes parabenizou o reitor pela iniciativa de proporcionar a sociedade oeirense fazer a escolha dos cursos para a Instituição. “Oeiras dará um salto positivo na educação”, disse Guedes.
POR CLAUDEVÂNDIO MACÊDO