
Em entrevista, Emanuel Vital fala sobre o Dia da Consciência Negra e o legado de ‘’Negras e Negros do Rosário’’
19/11/2024 - 19:48Emanuel Vital é professor, jornalista, ambientalista e negro do Rosário.
 Com o objetivo de possibilitar aos seus leitores um maior conhecimento dos pré-candidatos a vereador de Oeiras nestas eleições de 2020, o Mural da Vila lança o quadro FALA VEREADOR!, uma oportunidade para os pré-candidatos se apresentarem aos eleitores, como também falarem sobre suas propostas.
As perguntas serão as mesmas a todos os pré-candidatos (as), mantendo o princÃpio da isonomia, e foram enviados a candidatos de todos os partidos e serão postadas de acordo com a ordem de envio das respostas à nossa redação.
Conheça hoje a pré-candidata SÃlvia Gomes.
- Inicialmente, pedimos que faça a sua apresentação.
Sou Silvia Gomes, formada em pedagogia, especializada em gestão e supervisão escolar. Na saúde sou formada em técnico em radiologia. Mãe de um filho de 14anos. Evangélica, onde congrego na Igreja Quadrangular. Sou pré candidata a vereadora pelo PT
- Qual seu propósito, enquanto pré-candidata a concorrer a uma vaga no legislativo oeirense?
Tenho o propósito de atuar mais de perto da população no sentido de buscar melhoria no serviço público, assim como também buscar resgatar através de projetos, jovens que vivem à mercê das drogas e da prostituição
- O que a levou a querer ser vereadora pela cidade de Oeiras? Qual a motivação?
O que me levou a ingressar na polÃtica foi o fato de que vivenciando de perto com pessoas que buscam um serviço de saúde, pude perceber que seria de grande serventia para essas pessoas como legislador e intermediar entre elas e as instituições para assim promover um olhar mais sensÃvel à s suas necessidades. O que me motiva é a satisfação de poder perceber o olhar a confiança de cada um a certeza de que eles estão inseridos numa sociedade mais justa e democrática
- Qual é a sua visão de polÃtica?
Olhando para dentro do municÃpio, posso perceber um legislativo pouco atuante e um Executivo que embora com muitos recursos usasse de maneira mais coletiva e igualitária esses recursos que estão ao seu dispor.
- Na sua visão, qual o papel de um vereador?
Fiscalizar o poder executivo; promover alternativas para o desenvolvimento do municÃpio em que atua, possibilitando relações equilibradas entre legislativo e Executivo.
- Se eleito for, como será sua atuação no legislativo local, que bandeiras nortearão seu mandato?
Sendo eleita, estarei mais presente na vida de cada cidadão na medida do possÃvel, lógico, mais vigilante e ativa na promoção de mais saúde e no resgate de tantos jovens que se perderam nas drogas, onde quem sabe promover uma vida mais digna e justa.
- Em sua opinião, quais adjetivos deve ter um pré-candidato ao legislativo?
Responsabilidade, compromisso, disponibilidade e ética.
- Qual o motivo da escolha do partido ao qual está filiada?
Sempre acreditei nos ideias do PT, partido que trabalha em prol do cidadão com compromisso, com amor e democrático. É atento a opinião pública, sempre engajado em oferecer apoio à classe menos favorecida. Sigo essa estrela desde sempre.
- Qual sua avaliação com relação ao legislativo municipal nesta atual composição da Câmara Municipal de Oeiras?
Vejo um legislativo pouco atuante e descompromissado com as causas sociais. Lembrando-se do povo como de costume somente em época das campanhas eleitorais
- Como a senhora vê o trabalho da atual administração municipal?
A meu ver, a atual administração poderia com tantas arrecadações e recursos federal e estadual, atuar de forma mais expressiva e enérgica principalmente no momento atual de crise pandêmica.
-Para finalizar, que mensagem você deixa para o povo de Oeiras?
Deixo um verso bÃblico que diz: "conhecerei a verdade e a verdade vos libertará" (João 8.32) ou seja, conheça quem te defende, quem busca de fato os interesses da população e somente assim você saberá quem está do lado do povo verdadeiramente.