
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
O II Festival de humor e arte da cidade de Piripiri, que iniciou na noite de 5ª feira (28) conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio das suas entidades SESI, SENAI e IEL. No local do evento encontra-se uma Unidade Móvel de Confecção do SENAI dotada de completa estrutura funcional para realização de aulas práticas e teóricas dos cursos de qualificação profissional direcionados ao setor de vestuário.
Equipada com máquinas de tecnologia de ponta e duas mesas com 1,5 metros de largura e 2,0 de comprimento, a Unidade conta ainda com quinze máquinas de costura reta siruba, dentre elas, duas eletrônicas, três ovelocks e uma interlock. E mais: uma galoneira, doze específicas incluindo as de pregar cós, pregar botões, de braço, travetar e corte em faca. Todas utilizadas com proteção individual e coletiva.
Durante os três dias do evento, a Unidade Móvel estará exposta para visitações e apresentação aos empresários do segmento de Piripiri. Além disso, serão realizadas Oficinas na área de confecção de bolsas de tecidos e camisetas. Acompanhado de assessores, o prefeito de Piripiri Odival Andrade, foi um dos primeiros a conhecer a Unidade Móvel, onde foi recebido pelo coordenador do SESI e do SENAI local, Murieel Queiroz.
No interior da Unidade, o prefeito falou da importância das entidades do Sistema FIEPI para o município. “Piripiri é a capital do interior no ramo de confecção e o SENAI, o SESI têm contribuído muito para o desenvolvimento desse setor qualificando e treinando pessoas para a indústria. Temos uma parceria saudável e apoiamos as suas ações que valorizam o nosso povo e ajudam no desenvolvimento de Piripiri.
Conforme a professora do SENAI Raimunda Oliveira, as Oficinas contam com carga horária 8 horas e são voltadas para o público que possui noções básicas de costura. Segundo ela, nas Oficinas os participantes vão aprender como lidar com o reaproveitamento de material, agregando às bolsas design mais modernos (Patchwork). “Quanto às camisetas, elas serão confeccionadas ao estilo atual com bordas e agregações de valores para valorização do produto”, afirmou Raimunda Oliveira.