
Festa do Vaqueiro de Oeiras acontece dias 24 e 25 de maio com pega de boi, cavalgada, homenagens e grandes shows. Veja a programação!
15/05/2025 - 18:20Evento homenageia Domingos Onça e confirma que tradição sertaneja aqui não se inventa, se vive
Mesmo com todo o frisson provocado na pré-estréia do filme "Lula, o Filho do Brasil", o longa não conseguiu "emplacar" entre os amantes da sétima arte em Teresina. Na capital, o filme acompanhou a estréia nacional e partiu para a programação das salas de cinema no dia 1º de janeiro, ficando em cartaz até o último dia 4 (quinta-feira).
De acordo com o colunista Lauro Jardim, da revista Veja Online, até o último final de semana o filme tinha atraído pouco mais de 785 mil espectadores em todo o Brasil. A projeção feita é de que o longa, que traz a história do presidente Lula, não tenha conseguido alcançar o número de pelo menos 1 milhão de espectadores. A meta dos produtores do filme era bater a marca de 5 milhões de ingressos.
Por aqui, segundo a diretora comercial dos cinemas Teresina e Riverside, Mônica Mesquita, o filme de fato não conseguiu emplacar seguindo assim a mesma tendência nacional. "O filme não foi bem visto por aqui. 'Lula, o Filho do Brasil' não conseguiu ser um filme 'top' como outros títulos que já foram lançados no cinema nacional. Acredito que houve também uma divulgação da oposição que dizia se tratar de um filme eleitoreiro e isso também fez com que a experiência não fosse atingida", diz Mônica Mesquita.
"Lula, o Filho do Brasil" ficou atrás de outros títulos do cinema nacional como "Se eu Fosse Você 2" (2009), recorde de bilheteria ano passado e que em apenas seis dias de exibição atraiu mais de 800 mil espectadores, Carandiru (2002) no seu primeiro final de semana 468 mil aos cinemas e "Os 2 Filhos de Francisco" (2005) que também conseguiu grande público ao mostrar a trajetória da dupla sertaneja, Zezé Di Camargo e Luciano.
Para quem foi conferir o filme acredita que a história deixou a desejar. "Não fui com grandes expectativas não, mas acho que o filme não foi exatamente honesto. Ele mostra um Lula sempre bonzinho, idealista, sem erros. Falta características humanas como erros, medos, e fracassos mostradas de forma mais real.Há momentos que fica parecendo que o Lula já nasceu com jeito de que ia ser presidente", avalia a estudante de jornalismo, Lourdes Pereira, 21 anos.
Ela acrescenta que o filme é meio político e que o ator principal não convenceu. "Quem realmente convence e toma toda a cena é a mãe dele (Glória Pires). A fotografia do filme e história não empolgam e acho que foi trabalhado um lado de sua história que não dá tanto ibope", diz ainda Lourdes.
Outro pecado talvez tenha sido colocar o "filme de Lula" para concorrer com Avatar, que chega a um total de 3,5 milhões de espectadores e continua em cartaz pela oitava semana consecutiva. Outros títulos também concorreram com o "Lula, o Filho do Brasil" nas últimas semana como é o caso de Sherlock Holmes, em sua quarta semana, Alvin e os Esquilos 2, também na quarta semana em cartaz e Xuxa e o Mistério da Feiurinha, que entra na sétima semana.
Diário do Povo