
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
Números do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que municípios do Piauí já registram percentuais de umidade relativa do ar alarmantes para os padrões da Organização Mundial de Saúde. Quando o índice fica abaixo dos 12%, a situação é considerada de emergência, com recomendação para evitar atividades que criem aglomerações, como aulas em escolas.
Às 15h deste domingo a umidade relativa do ar em Oeiras era de 16%, a segunda na lista nacional. As primeiras cidades também são piauienses Bom Jesus e Alvorada do Gurgueia, onde a umidade ficou em 17%.
A combinação alta temperatura e baixa umidade pode apresentar riscos para a saúde. Além do clima seco, o tempo em Bom Jesus registrou hoje 39,2 ºC. Alvorada do Gurgueia chegou a 17% de umidade e 38,9 ºC de calor. Esperantina e Floriano também ficaram acima dos 38 graus celcius, enquanto Gilbués - 14%; Oeiras - 16%; e Uruçuí - 17% também ficaram abaixo do percentual de estado de alerta para baixa umidade - 20%.
O tempo seco não poupa nem o Norte do Piauí. Em Piripiri, a medição apontou 20% de umidade na quinta-feira (23). Mas os números mais baixos ainda são registrados no semi-árido e região dos cerrados. Na sexta-feira (24), Bom Jesus - 15%; Valença - 17%; Picos, São Raimundo Nonato e Gilbués - 18% - ficaram abaixo da marca em que é considerado estado de alerta - 20%.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de muita água, evitar exercícios físicos entre 11h e 15h, usar toalhas molhadas, bacias com água e regar os jardins para umidificar o ambiente, e ficar em locais abrigados do sol e áreas arborizadas. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia sugere usar compressa de água gelada sobre o rosto em caso de irritação nos olhos. Secura na garganta e problemas respiratórios são outros sintomas comuns no clima adverso.