
Oeiras realiza Conferência Municipal de Direitos Humanos nesta terça-feira, 26
25/08/2025 - 10:20Evento acontece na Câmara de Vereadores, das 7h30 à s 13h, com debates sobre polÃticas públicas voltadas à garantia dos direitos humanos
Números do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que municÃpios do Piauà já registram percentuais de umidade relativa do ar alarmantes para os padrões da Organização Mundial de Saúde. Quando o Ãndice fica abaixo dos 12%, a situação é considerada de emergência, com recomendação para evitar atividades que criem aglomerações, como aulas em escolas.
Às 15h deste domingo a umidade relativa do ar em Oeiras era de 16%, a segunda na lista nacional. As primeiras cidades também são piauienses Bom Jesus e Alvorada do Gurgueia, onde a umidade ficou em 17%.
A combinação alta temperatura e baixa umidade pode apresentar riscos para a saúde. Além do clima seco, o tempo em Bom Jesus registrou hoje 39,2 ºC. Alvorada do Gurgueia chegou a 17% de umidade e 38,9 ºC de calor. Esperantina e Floriano também ficaram acima dos 38 graus celcius, enquanto Gilbués - 14%; Oeiras - 16%; e Uruçuà - 17% também ficaram abaixo do percentual de estado de alerta para baixa umidade - 20%.
O tempo seco não poupa nem o Norte do PiauÃ. Em Piripiri, a medição apontou 20% de umidade na quinta-feira (23). Mas os números mais baixos ainda são registrados no semi-árido e região dos cerrados. Na sexta-feira (24), Bom Jesus - 15%; Valença - 17%; Picos, São Raimundo Nonato e Gilbués - 18% - ficaram abaixo da marca em que é considerado estado de alerta - 20%.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão de muita água, evitar exercÃcios fÃsicos entre 11h e 15h, usar toalhas molhadas, bacias com água e regar os jardins para umidificar o ambiente, e ficar em locais abrigados do sol e áreas arborizadas. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia sugere usar compressa de água gelada sobre o rosto em caso de irritação nos olhos. Secura na garganta e problemas respiratórios são outros sintomas comuns no clima adverso.