Rondônia aumenta vigilância contra a Febre de Oropouche: Medidas e Ações Intensificadas
03/09/2024 - 08:01Orientações sobre Arboviroses em Rondônia
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou em Genebra, SuÃça, que a capacidade do órgão de avaliar e gerir o risco da gripe aviária para a saúde humana está comprometida devido a falhas na vigilância de casos em animais em todo o mundo.
Na semana passada, os Estados Unidos relataram o quarto caso do vÃrus H5N1 em seres humanos após exposição a vacas leiteiras infectadas. O Camboja também registrou dois casos em crianças que tiveram contato com galinhas doentes ou mortas. Até o momento, não houve transmissão de humano para humano e, por isso, a OMS avalia o risco como baixo, explicou Tedros.
O diretor-geral da OMS enfatizou a importância de fortalecer os sistemas de vigilância e notificação de casos de gripe aviária, compartilhar amostras e sequências do vÃrus H5N1 e oferecer proteção para trabalhadores expostos ao vÃrus de forma a evitar potenciais surtos pandêmicos.
Em junho, a OMS confirmou a primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária. O paciente, de 59 anos, residente no México, foi o primeiro caso de infecção em humano confirmado em laboratório em todo o mundo.