
Incêndio atinge área próxima a residências no bairro Oeiras Nova
31/07/2025 - 17:33Fogo teve início no começo da tarde desta quinta-feira e avançou até proximidades de casas na Avenida Cônego Cardoso
O grupo de capoeira Raízes do Brasil realizará em Oeiras a I Olimpíada de Capoeira de Oeiras, com a participação de capoeiristas das cidades de Teresina, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, Ipiranga e São João da Varjota.
O evento acontecerá no dia 16 de outubro no ginásio Santaninha e terá também a participação de quatro mestres de capoeira: Touro, Maciel, Tucano e Corujão.
Dentro da programação da olimpíada acontecerá o 8º Batizado dos novos capoeiristas do grupo e também a troca de cordas.
A I Olimpíada de Capoeira de Oeiras tem a coordenação do professor graduado Magro de Aço
Filosofia
O Grupo Raízes do Brasil tem como filosofia contribuir para a formação de valores humanos éticos, baseados no respeito, na socialização e na liberdade. O grupo busca despertar em nos capoeiristas uma visão ampla do universo em que a capoeira está inserida, priorizando a conscientização dos seguintes aspectos:
- defesa da natureza;
- valorização da cultura brasileira;
- e integração social.
O grupo tem também como filosofia o desenvolvimento da arte da capoeira, por meio de profissionalização do capoeirista; elevação do nível técnico e teórico no ensino da capoeira, bem como sua utilização como recurso pedagógico, artístico e/ou cultural.
“Consideramos a capoeira a expressão viva da liberdade de um povo, uma arte ancestral que deve ser praticada com reverência e merece respeito e atenção. Preservar seus valores é uma de nossas metas. Nosso trabalho aponta para a necessidade de valorizar o ser humano e o capoeirista", afirma o professor graduado Magro de Aço.