
Justiça nega pedido de liminar e mantém festividades em Santa Rosa do PiauÃ
23/04/2025 - 16:46O prefeito Marlon Sousa, em BrasÃlia, celebrou a decisão judicial e reiterou que a festa foi planejada com responsabilidade fiscal
Vândalos invadiram a Igreja Matriz da Paróquia de Santa Rosa de Lima, na cidade de Santa Rosa Piauí, onde violaram o templo, e levaram o Sacrário da Igreja contendo as hóstias consagradas.
O ato de vandalismo foi percebido pela secretária paroquial, que ao constatar o fato comunicou ao padre Julielmo Marques que registrou um boletim de ocorrência na delegacia de polícia que passou a investigar o caso.
No mesmo dia testemunhas informaram à polícia ter visto um homem saindo da Igreja levando uma caixa. Após investigações a polícia conseguiu efetuar a prisão de Francisco de Sousa, de 40 anos, conhecido por Majô, que confessou o crime. O acusado disse que comeu as hóstias e enterrado o sacrário e as âmbulas no cemitério local.
Levado pelos policias ao local indicado, o sacrário foi localizado. O acusado afirmou ter agido sob efeito de medicamentos, pois havia tomado alguns comprimidos de diazepan.
Em nota circular emitida pela Diocese de Oeiras, o bispo Diocesano Dom Juarez Sousa lamenta o ocorrido, classificando como “delito grave de profanação da Eucaristia e de violação e desrespeito à fé católica.”
“Lamentamos também pela maneira como o caso foi tratado pela Justiça, subestimando a sua gravidade que prejudicou enormemente material, cultural e espiritualmente a comunidade que vive um verdadeiro sentimento de insegurança. Dirigimos nosso apelo às autoridades, para que proporcionem com urgência mais segurança e tranquilidade para a população da cidade,” diz um trecho da nota assinada por Dom Juarez.
Neste sábado, 08 de Fevereiro, acontecerá um ato solene de desagravo a Jesus na Eucaristia e nas pessoas em quem se encontra violado. O ato acontecerá às 18 horas, tendo início na Igreja do Bairro Fazenda e conclusão na Igreja Matriz de Santa Rosa de Lima, com caminhada penitencial, e celebração da Eucaristia.
Confira a nota da Diocese de Oeiras
NOTA CIRCULAR DA DIOCESE DE OEIRAS
A Diocese de Oeiras lamenta com profunda tristeza e comoção o ato de vandalismo e profanação à Santíssima Eucaristia, ocorrido na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Rosa de Lima, em Santa Rosa do Piauí, quando no dia 28 de janeiro, de forma desrespeitosa e agressiva o templo foi violado, o Sacrário foi extraído de seu local e as hóstias consagradas desaparecidas. Após denúncia feita pelo pároco Revmo. Pe. Julielmo Marques Castelo Branco às autoridades locais, e diligente busca, o Sacrário foi encontrado enterrado no cemitério da cidade.
A Eucaristia é a “Fonte e o Ápice de toda a vida cristã”. Nela contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa”. (cf. LG 11)
Portanto, para os cristãos católicos a Eucaristia tem um valor inestimável, pois realizada por Cristo na cruz, é sacrifício de ação de graças e louvor ao Pai pela obra da criação; é memorial da Páscoa da morte e ressurreição de Cristo, e proclamação das maravilhas que Deus realizou por todos os homens e mulheres; é presença real de Cristo pelo poder da sua Palavra e do seu Espírito. No Santíssimo Sacramento da Eucaristia estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Cf. CIC 1358)
Por assim acreditar, o povo de Deus que está na Paróquia de Santa Rosa de Lima, e com esta, toda a Diocese de Oeiras, em comunhão eclesial, encontra-se indignado e comovido com este ato criminoso pelo qual lamentamos, e o repudiamos como delito grave de profanação da Eucaristia e de violação e desrespeito à fé católica. Lamentamos também pela maneira como o caso foi tratado pela Justiça, subestimando a sua gravidade que prejudicou enormemente material, cultural e espiritualmente a comunidade que vive um verdadeiro sentimento de insegurança. Dirigimos nosso apelo às autoridades, para que proporcionem com urgência mais segurança e tranquilidade para a população da cidade.
Em uma sociedade livre, plural e democrática existem espaços de diálogo e de debate para manifestar as próprias opiniões e discordâncias, por isso resulta incompreensível à reta razão e ao sentido ético natural, o ato que foi realizado nesta Paróquia, ferindo a sensibilidade religiosa de quem professa a fé em Cristo, da qual participa a maior parte das pessoas.
Convidamos a todos(as) da paróquia e das demais paróquias da Diocese a que façamos, desde já, orações e penitências e para um ato solene de desagravo a Jesus na Eucaristia e nas pessoas em quem se encontra violado, no dia 08 de fevereiro(sábado), às 18 horas, tendo início na Igreja do Bairro Fazenda e conclusão na Igreja Matriz de Santa Rosa de Lima, com caminhada penitencial, e celebração da Eucaristia.
Que Deus nos abençoe, nos proteja e nos guarde, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Oeiras, 05 de fevereiro de 2014
Juarez Sousa da Silva
Bispo diocesano de Oeiras