Saúde no Mural
Crianças e adolescentes de 9 a 14 anos são vacinados contra o HPV
HPV
Por: Giselle Silva em 04/04/2024 - 07:30
O Ministério da Saúde passou a classificar crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos, que receberam apenas uma dose da vacina contra o HPV, como plenamente vacinados, conforme afirmou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização.
Em entrevista à TV Brasil, Gatti explicou que a mudança no esquema vacinal foi baseada em estudos recentes e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte da estratégia de combate ao câncer de colo de útero, associado à infecção por HPV.
Para facilitar a adesão e ampliar a cobertura vacinal, a estratégia em dose única foi adotada, conforme recomendação do Ministério da Saúde. Esta medida visa otimizar os estoques de vacinas e realizar o resgate de não vacinados.
Estratégia de busca ativa
Como parte da estratégia, estados e municÃpios estão sendo orientados a realizar uma busca ativa por crianças e adolescentes de 9 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra o HPV.
O Ministério da Saúde ressalta que a imunização contra o HPV é considerada vacinação de rotina e as doses estão disponÃveis gratuitamente em todos os postos de saúde do paÃs. Campanhas de multivacinação e ações nas escolas são realizadas para promover a adesão.
Importância da vacinação contra o HPV
O HPV é a infecção sexualmente transmissÃvel mais comum no mundo e o principal causador do câncer de colo de útero. No Brasil, estima-se que 17 mil mulheres são diagnosticadas com a doença anualmente.
É essencial combater as fake news relacionadas a vacinas e promover a confiança da população na vacinação. A vacina contra o HPV é segura, salva vidas e previne câncer, disponÃvel de forma gratuita no SUS.
Quem pode se vacinar?
- Meninos e meninas de 9 a 14 anos
- VÃtimas de abuso sexual de 15 a 45 anos
- Pessoas que vivem com HIV
- Transplantados de órgãos sólidos e de medula óssea
- Pacientes oncológicos de 9 a 45 anos