
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
A delegação piauiense presente no 8º Encontro Nacional da Indústria acompanhou série de palestras e debates sobre os desafios que o Brasil precisa vencer para aumentar sua participação na economia global. O Evento realizado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI em Brasília nesta quarta (11) e quinta-feira (12) contou com cerca de 30 empresários da indústria piauiense.
Nas três sessões temáticas do primeiro dia foram discutidos os seguintes temas: desafios da competitividade brasileira no mercado global, inserção da indústria brasileira nas cadeias globais de valor e os acordos comerciais como chaves para a conquista de mercados. As quatro sessões temáticas do segundo dia do evento abordaram temas como o custo das deficiências na infraestrutura, a tributação e o financiamento, os desafios nas áreas de educação e inovação e o impacto das relações do trabalho na competitividade.
Entre os empresários que participaram dos debates temáticos foram Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau; Luiz Fernando Furlan, da Sadia; Astor Schmitt, do Grupo Randon; José Varela, da 3M do Brasil; Reginaldo Acuri, do Grupo Farma do Brasil; e Rogelio Goldfarb, da Ford da América do Sul.
A delegação piauiense foi composta pelo vice presidente da FIEPI, Felix Raposo, vice presidente da FIEPI Francisco de Souza Neto, Suplente Paulo de Tarso Moraes Souza, Dir. Senai Ewerton Negri, Sup. do IEL, Lauriane Coelho, Coord. Comunicação FIEPI Edson Almeida, Assessores FIEPI Yula Aguiar, Celene Rodrigues, Walquiria Guimaraes, presidentes de Sindicato: Robério Barros Cantalice, Francisco Marques Melo, Waldyr Moraes Júnior, Roger de Carvalho, Abdoral Furtado, Luis Gonzaga Andrade, Roberto Ferraz, Carlos Henrique Athayde, Antônio Carlos Moraes Souza, André Canuto Baía, José da Costa Fraga.
ENAI – Encontro que a CNI realiza anualmente desde 2006, reúne presidentes de sindicatos industriais, de federações de indústrias e de associações nacionais setoriais de todo o país, acadêmicos e representantes do governo. Ao longo de dois dias, eles discutem as questões que têm impacto sobre o crescimento da indústria e do país. Ao final do encontro, apresentam a Carta da Indústria, documento que sintetiza os debates e apresenta propostas para o Brasil superar os obstáculos ao crescimento sustentado. Por isso, consagrou-se como o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira