
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
O jornalista e escritor Merval Pereira é o mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras. A eleição foi na quinta-feira (2) à tarde, no Rio de Janeiro.
A tarde desta quinta-feira começou com a mesa farta, tradicional dos chás da Academia. A eleição de um novo acadêmico era o assunto das conversas. A vaga deixada pelo escritor Moacyr Scliar, que morreu em fevereiro, foi disputada por dois jornalistas e escritores: o baiano Antônio Torres e o carioca Merval Pereira.
A sessão, logo em seguida, foi rápida. O jornalista Merval Pereira, de 61 anos, colunista do jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN e do canal Globo News obteve a maioria dos votos: 25 contra os 13 dados ao escritor Antônio Torres.
Merval vai ser o oitavo ocupante da cadeira de número 31, que tem como fundador o escritor Guimarães Junior. A posse está prevista para setembro.
“É um homem de talento, tem dignidade profissional e vai integrar essa casa, que é uma casa harmoniosa”, afirma a escritora Nélida Piñon.
Merval também é membro da Academia Brasileira de Filosofia. No jornalismo, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais.
Ele recebeu a notícia da vitória em casa: “É uma honraria, a Academia Brasileira de Letras é, sem dúvida nenhuma, a instituição cultural mais importante do país e é uma honra fazer parte desse grupo seleto de 40 pessoas”, disse o escritor.