SINACSER emite Nota de Pesar pelo falecimento de Renato Lopes de Carvalho
30/11/2024 - 15:22Renato Lopes faleceu na tarde deste sábado em Oeiras
O jornalista, radialista e produtor cultural Jeremias Santos foi um dos selecionados para o cargo de Agente Territorial de Cultura em um edital nacional promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Conhecido por sua atuação em Oeiras e região, Jeremias também é poeta, contista, cronista, compositor e fotógrafo, além de atuar em produções audiovisuais. Esta nova conquista o coloca em um projeto que busca mapear, recuperar e difundir as histórias e manifestações culturais das comunidades locais, promovendo uma valorização e fortalecimento das tradições regionais.
A iniciativa, que faz parte de um amplo programa de desenvolvimento cultural no Brasil, inclui oficinas de capacitação e ações para ampliar a visibilidade de artistas locais. Jeremias atuará em dez municípios do Piauí: Oeiras, Cajazeiras do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Colônia do Piauí, Floresta do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São João da Varjota, São Miguel do Fidalgo e Tanque do Piauí.
A seleção dos agentes territoriais de cultura vinculados ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) foi realizada por meio de uma chamada pública, que disponibilizou 601 vagas em todo o país, sendo 175 para o Nordeste. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) é o responsável pela capacitação dos selecionados, oferecendo três cursos de formação ao longo do projeto. Além disso, os agentes recebem uma bolsa de incentivo para apoiar as atividades culturais desenvolvidas.
Entre as funções de Jeremias como agente territorial estão a promoção de atividades culturais que incentivem a produção local e o engajamento da comunidade, a condução de processos de criação e produção em conjunto com moradores, e a aproximação da população com os espaços públicos de cultura. Com isso, o projeto visa fomentar o desenvolvimento cultural e fortalecer a identidade das comunidades do território Vale do Canindé.
A seleção de Jeremias representa uma oportunidade de ampliação da atuação cultural no Piauí, reforçando a importância do trabalho coletivo para a preservação e dinamização do patrimônio cultural brasileiro.