
8ª GRE realiza o primeiro percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa – PPAIC em 2025
18/03/2025 - 09:25Formação reúne educadores de 11 municípios para fortalecer a alfabetização na região
O município de Juiz de Fora, localizado na Zona da Mata mineira, recebeu um financiamento de R$ 58,75 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Esse investimento tem como objetivo a modernização da gestão municipal, por meio da implementação de tecnologias, processos e sistemas, além de investimentos em equipamentos para escolas públicas.
A diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, destacou que com esse aporte em Juiz de Fora, a instituição está contribuindo para impulsionar a agenda de governo digital do município. Isso resultará na ampliação da conectividade e da tecnologia nas escolas, garantindo qualidade, transparência e alinhamento com as políticas públicas prioritárias do governo federal.
No âmbito da educação, o projeto envolve a aquisição de laptops, tablets, smart TVs e aplicativos educacionais para as escolas municipais. A proposta inclui a disponibilização de equipamentos para todos os alunos, do 1º ao 9º ano, em todas as salas de aula, promovendo o uso desses recursos em atividades interdisciplinares, nos três turnos escolares.
Além disso, a saúde também será beneficiada com a digitalização do sistema, implantando o agendamento online de consultas e exames, bem como o mapeamento das filas e demandas de atendimento por região. O projeto contempla ainda melhorias na infraestrutura de conectividade em unidades de saúde, escolas, creches e centros de atendimento educacional especializado.
Os cidadãos terão melhorias no Portal Único de Serviços, com informações mais claras e uma navegação mais intuitiva. A ampliação dos canais de atendimento, incluindo unidades móveis e totens de autoatendimento, proporcionará mais comodidade aos munícipes.
O projeto também prevê a implementação do alvará eletrônico de funcionamento, com integração aos sistemas do Corpo de Bombeiros e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais a partir do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), simplificando o processo para os contribuintes.