
Lago Azul, o

Gutemberg Rocha (em nome do coral Vozes de Oeiras)
O coral Vozes de Oeiras não poderia ficar calado diante das agressões a que está sendo submetido um dos mais belos cartões postais de Oeiras, e vem aqui manifestar o seu apoio ao movimento pela preservação do Morro da Cruz e do Lago Azul. Aliás, essa é uma causa a ser abraçada por todos os oeirenses. O Morro da Cruz é um patrimônio natural importante e não pode ser arbitrariamente desfigurado como está acontecendo. O Lago Azul, pelo lirismo que o envolve e pela presença marcante no contexto ao qual pertence, encravado que está entre os morros da Cruz e da Sociedade, deve ser preservado em seu cenário rústico, rodeado pela vegetação característica daquele pedaço de chão. Oeiras já perdeu muito dos seus atrativos turísticos, das suas riquezas arquitetônicas, culturais e ambientais, e não podemos deixar que tudo se acabe.
O inesquecível Gonzaguinha, filho adotivo e herdeiro da musicalidade de Luiz Gonzaga Rei do Baião, brindou o Brasil com belas e sofisticadas canções. Não nos consta que tenha estado em Oeiras e conhecido o Lago Azul, mas até parece que foi ali que ele se inspirou para compor Lindo Lago do Amor:
“E bem que viu o bem-te-vi,
A sabiá sabia já.
A lua só olhou pro sol;
A chuva abençoou
O vento diz "ele é feliz"
A águia quis saber
Por quê, por que, pourquoi será
O sapo entregou
Ele tomou um banho d'água fresca
No lindo lago do amor
Maravilhosamente clara água
No lindo lago do amor”
Lago Azul: cenário fascinante, cheio de magia, a despertar sentimentos de êxtase e liberdade. Como, então, permitir que tão valioso tesouro desapareça? O “lindo lago do amor” é um presente de Deus para Oeiras e é nosso dever preservá-lo, de modo que os netos de nossos netos possam vivenciar os sentimentos que nós experimentamos.
As vozes de Oeiras que hoje se levantam contra o desmatamento e loteamento do Morro da Cruz não haverão de se calar, até que se devolva ao local a sua verdadeira face, recobrindo-o com as plantas nativas, o mato e as flores silvestres próprias do lugar. Convidamos a todos os oeirenses, e amigos de Oeiras, e amigos da Natureza, a participarem dessa campanha.
Qualquer pessoa pode participar de maneira muito simples e fácil, através da petição eletrônica, assinando o abaixo-assinado "on-line" que reivindica o embargo do loteamento. É só clicar no link abaixo e deixar seu apoio:
http://www.avaaz.org/po/petition/Embargo_imediato_do_desmatamento_degradacao_e_soterramento_do_Morro_da_Cruz_e_do_Lago_Azul_em_Oeiras_PI_Brasil/?fvJsLab&pv=1.
“Juntemos nossas vozes e demo-nos as mãos”. Cuidemos do que é nosso! Salvemos o Morro da Cruz! Salvemos o Lago Azul!