
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
A Lei 12.244/2010, que trata da universalização das bibliotecas nas instituições brasileiras de ensino, foi ampliada pelo Congresso Nacional com a criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. Além disso, a nova legislação incorporou outros propósitos, como proporcionar momentos de lazer e apoio às comunidades.
A versão atualizada foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (9).
Centros de Cultura
De acordo com a lei, as bibliotecas escolares existentes devem ser aprimoradas para se transformarem em centros de ação cultural e educacional permanentes. A proposta inclui a definição de um acervo mÃnimo de livros e materiais educativos, juntamente com a implementação de polÃticas de organização, funcionamento e preservação desses recursos. A proposta visa incentivar cada vez mais a leitura, visto que nos dias de hoje os alunos procuram cada vez mais cursos online e estudar pelo celular
Outro objetivo é a integração e articulação da rede nacional por meio da internet e da criação de um cadastro das bibliotecas no sistema educacional. Além disso, foi estabelecido o compromisso de universalizar as bibliotecas em ambientes escolares em todo o paÃs.
Para alcançar esses objetivos, as iniciativas poderão receber financiamento e apoio técnico da União, por meio de colaboração com estados e municÃpios, seguindo o mesmo modelo estabelecido para o orçamento destinado à Educação.
A nova lei, já em vigor, possibilita a celebração de parcerias com entidades culturais para expandir e atualizar os acervos, bem como permite que os profissionais ligados à s bibliotecas escolares atuem como agentes culturais na promoção do livro e da polÃtica de leitura nas escolas.