
Livramento

POR CARLOS RUBEM
No dia 03 de dezembro passado, na Chácara Arizona, facilitei uma reunião com próceres do MDB local para analisar e projetar cenários políticos para as eleições municipais do ano vindouro (2024).
Na oportunidade, o Haílton Alves Filho, como natural, foi por mim — como moderador daquele encontro —, sondado das suas pretensões ou não de se candidatar a prefeito de Oeiras, novamente.
Sem titubear, respondeu positivamente. Outorgou-se-lhe a missão de abrir conversações com as demais forças oposicionistas em torno de seu nome.
Convidado, no aniversário do aniversário da cidade (26.12.2022), dirigi-me ao seu consultório para trocar ideias. Na oportunidade, sem esboçar maiores explicações, comunicou-me que não mais iria concorrer ao cargo em apreço.
Compreendi e respeitei o seu gesto. Agradeci a deferência em me dizer, tête-à-tête, aquela sua decisão.
No Sábado de Aleluia do fluente ano, o Haílton promoveu considerável ato de pré-campanha, no qual foi anunciado novas lideranças políticas nas hostes oposicionista.
Depois de um zunzunzum apontando a desistência de sua candidatura, no início de agosto pretérito, ao que me parece, o Haílton, juntamente com o jovem Ícaro Carvalho e outros militantes partidários, declarou, ruidosamente, o seu propósito de participar, como cabeça de chapa, do embate eleitoral que se aproxima.
Há uma semana (17.10.2023) — em seu característico movimento pendular —, por escrito, desta vez, propagou que desistiu alçar aquele mandato, o que, pelo menos para mim, era de se esperar.
Com sinceridade, alega a incompatibilidade de se dedicar, com afinco, ao processo político e ao mesmo tempo honrar o seu mister como profissional da medicina. Única e exclusiva (des)motivação sua, a qual merece acatamento e compreensão.
Líder que o é, tido como bem contado para participar da vindoura refrega eleitoral, a sua irrevogável decisão dagora, por óbvio, causou estupefação, assombro, inclusive perante a grei situacionista.
Não apenas em nossa aldeia esta (mais uma) desistência nos pegou de calças curtas. Em decorrência, houve enorme repercussão de todas as espécies. As viúvas do Haílton estão inconsoláveis!
Gente, é fato consumado. Pensando bem, cuida-se de um livramento… Boa sorte!
A opinião expressa neste artigo é de inteira responsabilidade de seu autor.